Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta segunda-feira (07), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) levou, nesse domingo (6), uma série de ações de promoção e prevenção para a Praça Centenário, localizada no Farol. A iniciativa é uma parceria entre a SMS, Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Centro de Ensino Superior de Maceió (Cesmac), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Faculdade Estácio de Sá e SESC. As atividades na praça ocorreram das 8 às 14h.
Segundo a coordenadora de Promoção e Educação em Saúde (Copes), Carla Quintella, o objetivo é trabalhar a promoção e a prevenção da saúde. “A equipe de promoção da saúde é composta por nutricionistas, educadores físicos, assistentes sociais, fisioterapeutas, enfermeiros que deram suporte a esse projeto que visa estimular o lazer ativo e reforçar a ideia da atividade física como forma de promover uma vida saudável”, afirma.
Foram disponibilizados serviços de vacinação, aferição de pressão, testes de glicemia, avaliação nutricional e alimentar, além de orientação sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) com a distribuição de preservativos femininos e masculinos. No evento foram distribuídas ainda, cartilhas sobre os riscos do Tabagismo e panfletos sobre a Lei Seca. Já os educadores físicos realizaram atividades recreativas, como dança e ginástica.
O Dia Mundial da Saúde
O Dia Mundial da Saúde foi criado em 1948, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), através da preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas do mundo, bem como alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população. Ter saúde é garantir a condição de bem estar das pessoas, envolvendo os aspectos físicos, mentais e sociais das mesmas, em harmonia, definição dada segundo a OMS.









