Passar hidratante, proteção solar, base e produtos antienvelhecimento parece um ritual sem fim, durante as primeiras horas da manhã, e principalmente, quando se acordada atrasada para seguir para o trabalho. Mesmo com todos os passados, homens e mulheres não deixam de ter os cuidados básicos com a pele e seguem fielmente o ritual todos os dias. No entanto, as novas promessas do setor cosmético têm facilitado a vida de quem precisa usar diversos cremes.

Em um único produto, o consumidor pode encontrar, de uma vez só, hidratante, protetor solar, primer, base e ativos antissinais. Mas, mesmo com a facilidade, muitos usuários ascídios de cremes cosméticos, se perguntam se a junção de todas as fórmulas é suficiente para manter a pele protegida. Em busca dessa resposta, o CadaMinuto Press buscou uma dermatologista para explicar sobre o assunto e sobre os cuidados com a pele.

Todos os cosméticos, inclusive os com proteção solar, precisam ser aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, para tanto, passam por testes que comprovam essa blindagem. Sendo assim, em tese, qualquer produto registrado no órgão que indique na embalagem conter FPS 30 irá oferecer exatamente essa blindagem.  A função do filtro solar é absorver e refletir os raios ultravioletas. Por isso, ele deve ser o último passo dos cuidados de beleza, vindo depois do hidratante e do anti-idade e antes do make.

A dermatologista Cleide Vieira detalha que existe uma gama de protetores solares e para os mais diversos tipos de pele: a oleosa, a ressacada, a mista e a pele com acne, com os fatores de proteção variantes de FPS 30 a FPS 80. Com tecnologia avançada as indústrias de cosméticos estão associando cada vez mais os protetores solares aos produtos rejuvenescedores, que segundo ela, possibilita mais o paciente aderir com facilidade ao uso daquele produto, do que ter que passar diversos cremes em curto prazo de tempo.

“Nos casos das mulheres, principalmente, elas lembram mais em passar um creme anti-rugas do que um protetor solar. Porém, o protetor solar um para os tratamentos de antienvelhecimento e anti-rugas, ele é o número um, é a primeira coisa a começar a utilizar, devido a exposição ao sol”, reforçou Cleide, acrescentando que o envelhecimento precoce da pele, o aparecimento de rugas e o câncer de pele estão associados diretamente com a exposição ao sol, especialmente, para as pessoas que residem em cidades quentes e ensolarada como Maceió.