Uma nova ferramenta online, criada pela Caixa Econômica Federal, facilita o pagamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aos empregados domésticos, segundo o superintendente regional da instituição, Carlos Henrique Almeida Custódio. Um levantamento do banco mostra que o número de patrões que já começaram a pagar o benefício aumentou 70% no último ano, no Estado de São Paulo, mesmo sem a regulamentação do Congresso Nacional.

O sistema é exclusivo para o pagamento do FGTS para empregados domésticos. No site também é possível ver a lista de documentos necessários para regularizar o trabalhador. O superintendente reginal veio a São Carlos (SP) nesta semana e explicou como fazer.

"Mensalmente o patrão acessa o site somente para registrar o valor do salário, ver se continua tudo a mesma coisa e gerar uma guia. Essa guia vem com código de barras e ela pode ser paga em qualquer agência da Caixa e lotéricas”, detalhou Custódio.

No estado o número de empregados domésticos que recebem o benefício passou de 31 mil em janeiro de 2013 e para 54,4 mil no mesmo período deste ano.

Exemplo
A aposentada Adair Brandão paga o FGTS e todos os outros benefícios para sua empregada. “Quando fui registrá-la, perguntei ao escritório porque queria que ela tivesse toda a garantia de um trabalhador”, contou.

Cristiana de Oliveira Domingues trabalha desde os 14 anos. Começou na casa da aposentada há dez meses e é a primeira vez que recebe o benefício. "Dá segurança para quando realmente precisarmos", disse.