O PMDB não oficializa, mas trabalha para consolidar a candidatura do deputado federal Renan Filho (PMDB). Este é o plano A do partido. Ou seja: o norte das ações, que incluem cautela.
O nome de Renan Filho não será apresentado no próximo encontro encabeçado pelo PMDB, no dia 11, em Penedo. Por lá, o foco será o projeto de governo elaborado pelos peemedebistas, como ressaltou o próprio senador Renan Calheiros, em entrevista ao radialista França Moura.
O que se percebe na entrevista de Renan Calheiros é o que já afirmei aqui neste blog em outras oportunidades: a cautela faz com que os nomes do partido possam circular pelo interior do Estado de Alagoas, reunir com lideranças, adiantar o processo sem virarem alvo. Longe dos holofotes.
Enquanto isto, o conselho político do PMDB trabalha em três frentes: uma é o projeto de governo a ser apresentado. A outra são alianças políticas. O terceiro é a análise das pesquisas. O desejo é a candidatura de Renan Filho, mas o PMDB sabe que os números podem indicar outro rumo. Isto não é uma ordem de fatores. Mas três pontos e só.
Sendo assim, Renan Calheiros pode fazer a leitura por um plano B. Nos discursos, é visível que a porta não foi fechada. Sempre a mesma resposta: “se isso for o melhor para Alagoas”.
O peemedebista-mor ainda frisa: “não se pode tratar essa questão como projeto pessoal, mas sim de escolher onde posso servir melhor a Alagoas, se disputando o governo ou atuando no Senado”. O discurso é este. Os processos que levarão ao bater do martelo, entretanto, possuem uma reflexão shakespeariana: os mistérios dos quais duvidam nossa vã filosofia.
Mas, nem tantos mistérios assim. O pragmatismo dos números indicarão para onde o vento sopra. O PMDB quer abrir velas na direção das menores tempestades. Eleição mais pragmática é onde se gasta menos, tem mais aliados e possibilidade de atingir o maior teto eleitoral.
Por isto, pesquisas quantitativas e qualitativas. Simples assim. O projeto de governo pode alavancar a discussão e dar visibilidade ao grupo, ajudando a compor o candidato.
Renan Filho se prepara para ser o candidato majoritário ao Governo do Estado. Mas, se não vier a resposta esperada e houver outros complicadores, aqui e alhures (leia-se: Brasília), o senador Renan Calheiros estará pronto para afirmar que sua candidatura é o melhor para Alagoas...
Estou no twitter: @lulavilar