O deputado federa João Caldas (Solidariedade) trabalha para ampliar os espaços do partido em Alagoas. Atualmente, a legenda possui um deputado estadual - João Henrique Caldas (filho de João Caldas) - e uma série de vereadores, com o edil de Palmeira dos Índios, França Júnior, que saiu do ninho tucano para integrar a agremiação.
João Caldas está na Câmara de Deputados, mas na vaga que é de Arthur Lira (PP), que se encontra licenciado. Para ampliar o território do partido, Caldas aposta na eleição do filho na disputa por uma das vagas de deputado federal e da esposa, Eudócia Caldas para ocupar a cadeira da Assembleia Legislativa.
Eudócia Caldas foi prefeita de Ibateguara: o principal reduto eleitoral da família. Com isto, o próprio João Caldas só participa do pleito de conseguir emplacar - ainda que remota - uma candidatura ao Senado Federal ao lado do senador Benedito de Lira (PP). De acordo com informações de bastidores, o deputado federal acredita que Lira não fecha com os tucanos, mas é candidato com a frente de partidos formada por PR, PSD e Solidariedade. Pode ainda ter o apoio do PROS do deputado federal Givaldo Carimbão.
Com na maioria dos caciques - nestas legendas - possuem foco na eleição de federal, abre espaço para uma boa composição para eleger JHC e a vaga de senador da chapa pode acabar caindo em seu colo. No entanto, por outro lado, há ainda uma possível aproximação de Benedito de Lira e Fernando Collor de Mello (PTB), que é senador e busca a reeleição.
Todavia, em relação aos planos envolvendo JHC e Eudócia Caldas: martelo praticamente batido.
Estou no twitter: @lulavilar