O município de Viçosa terá que apresentar vários números da atual gestão – por meio da Secretaria Municipal de Administração e Finanças – em função de um pedido feito com base na Lei de Acesso à Informação, no dia 17 de março deste ano.

O pedido foi feito pelo advogado e ex-conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil, Pedro Acioli. Ele é o mesmo advogado responsável pela série de pedidos que revelou dados das secretarias estaduais da gestão de Teotonio Vilela Filho (PSDB).

Agora, Acioli mirou o município de Viçosa.  No pedido, o advogado indaga a quantidade cargos de secretário municipal da cidade, os comissionados, as funções desempenhadas, horário de expediente e as faltas destes nos locais de trabalho. Pelas perguntas é visível a suspeita da existência de servidores fantasmas.

As respostas – destas e das demais indagações – devem ser dadas em 20 dias (contando a partir do dia 17 de março).  No caso das faltas de comissionados, o advogado ainda quer saber se a Prefeitura Municipal fez os descontos. Isto do período de 2009 até a data presente.

Entre os questionamentos, Acioli ainda indaga as diárias recebidas pelo prefeito e os membros do primeiro e segundo escalão do município e a comprovação destas, durante todo o período da gestão (até a data do pedido).  É questionado ainda o valor gasto para o abastecimento de combustível pela Prefeitura de Viçosa e como se deu a contratação do fornecedor. Além disto, várias questões relativas a frota de carros da administração municipal.

Ao todo, só em relação à Finanças, são 12 pontos de questionamentos, que incluem a situação detalhada do Instituto de Previdência, débitos da administração, a situação do Serviço Autônimo de Água e Esgoto, veículos e máquinas da Prefeitura,  gastos com propaganda institucional, número de funcionários na folha de pagamento e informações sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal no município.

Nos bastidores, há quem diga que o acervo de informações pode influenciar os destinos políticos da cidade para um vindouro 2016. Ao que tudo indica, Acioli escolheu minuciosamente as perguntas a serem feitas por ter uma ideia de quais serão as respostas. Outras pastas também são alvo dos questionamentos do advogado.

Estou no twitter: @lulavilar