De acordo com informações de bastidores, o ex-secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Luiz Otávio Gomes, mandou avisar, ao partido, que está fora do jogo.
LOG não se interessa por composições que podem conduzir seu nome – no processo político – a um cargo de vice ou até mesmo uma candidatura ao Senado Federal.
Na avaliação do próprio ex-secretário, já dito por ele em diversas entrevistas, seu perfil é mais de um Executivo. Luiz Otávio Gomes deve se voltar à iniciativa privada. A avenida foi aberta para Marco Fireman – ex-titular da Infraestrutura - dentro do PSDB.
Até mesmo para cobrar maior presença do governador Teotonio Vilela Filho na defesa de sua candidatura. Fará diferença? Vale lembrar que Vilela tem um governo que sofre com a opinião pública.
De acordo com informações de bastidores, a saída de Luiz Otávio Gomes de forma oficial – como se comenta nos bastidores políticos – faz com que o Palácio República dos Palmares pense em ações que alavanquem o nome de Fireman.
Por enquanto, o ex-secretário segue com agenda intensa no interior do Estado. Fireman escolheu alguns cabos eleitorais: o Canal do Sertão e as obras tocadas pela Infraestrutura. Ainda trabalha o discurso que não é o candidato ligado às dinastias e famílias tradicionais da política do Estado.
Mas há também ônus: a ausência de densidade eleitoral, a corrida contra o tempo e os pontos fracos do governo que pensarão sobre qualquer um que assuma a função de ser o candidato palaciano, mas pesa muito mais em um do mesmo partido do governador. São desafios que Fireman terá.
No entanto, nas recentes entrevistas Marco Fireman tem frisado que sua candidatura é para valer; que se tiver espaço não perderá a chance e Benedito de Lira (PP) terá mesmo que procurar se viabilizar sem o Palácio República dos Palmares, como o pepista já vem fazendo. O tucano está disposto.
Estou no twitter: @lulavilar