Promovido por uma parceria entre o Instituto Millenium e o Instituto Liberal do Nordeste, Alagoas recebe um evento que terá como pauta principal a relação entre a "Democracia e o Desenvolvimento". A palestra tem como foco os estudantes de Direito, mas apresenta um tema atual em nosso país, que tem ganhando as redes sociais sobretudo nas "táticas de guerrilhas" utilizadas por algumas lideranças partidárias ao falar das relações entre o Estado e o cidadão.

O evento faz parte do projeto denominado Instituto Millenium em Sala de Aula. Um das atrações será o palestrante Diogo Costa. Ele é bacharel em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis, mestre em Ciência Política pela Universidade de Columbia e editor do site “OrdemLivre.org”. Foi um dos vencedores do primeiro prêmio Donald Stewart Jr. apresentado pelo Instituto Liberal por seu ensaio sobre Ludwig von Mises. Estagiou no Centro para Liberdade e Prosperidade Global no Cato Institute. Já escreveu para diversos jornais impressos, como “O Globo”, “O Dia”, “O Estado de São Paulo”, “Jornal do Commercio”, “Digesto Econômico”, “Buenos Aires Herald” (Argentina), “El Diario Exterior” (Espanha), “Mmegi” (Botswana), e “The Panama News” (Panamá)

Quanto ao O Instituto Millenium (Imil),  é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), sem fins lucrativos e sem vinculação político-partidária, com sede no Rio de Janeiro. É um think tank ou centro de saber, fundado em 2005 pela economista Patrícia Carlos de Andrade como Instituto da Realidade Nacional. O Imil conta hoje com uma rede de cerca de 300 especialistas, como economistas, advogados, sociólogos, cientistas políticos, jornalistas e educadores, entre outros.  Por meio de artigos publicados nos principais veículos de comunicação do Brasil e de programas como o ‘Imil na sala de aula’, realizado em universidades, e o ‘Millenium nas redações’, voltado para jornalistas, o Instituto busca promover debates e apresentar alternativas para problemas-chave do país, contribuindo para o desenvolvimento nacional.

Atualmente, a cientista política Priscila Pereira Pinto é a diretora executiva. O projeto em sala de aula, por sua vez,  é um programa institucional que realiza a sua 34ª. edição e visa discutir com os jovens valores como liberdade, estado de direito, economia de mercado e democracia. Por meio do contato direto com alunos e professores de instituições de ensino superior, públicas e privadas, o Instituto Millenium promove encontros entre especialistas de sua rede, como Diogo Costa, e  alunos de  diversos cursos de graduação.

O Instituto Liberal do Nordeste (ILIN) que fará parceria com o Instituto Millenium na execução desse projeto – tanto na pessoa de Santiago Staviski , diretor de Projetos; quanto em dois palestrantes: Rafael Saldanha e Gabriela Benício, vice-diretor jurídico e vice-presidente da Instituição, respectivamente – tem por finalidades: promover o aprimoramento, a difusão e o ensino do liberalismo e do libertarianismo em todo o país, especialmente na região Nordeste, compreendida como sendo composta pelos estados do Ceará, Pernambuco, Alagoas, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Bahia, Sergipe e Piauí; Promover a realização de pesquisas, cursos, conferências, seminários, congressos e afins; Editar livros, revistas, jornais e boletins relacionados ao liberalismo ou libertarianismo; Prestar consultoria nas diversas áreas do conhecimento, com a perspectiva liberal ou libertária, desenvolvendo o conhecimento da filosofia e dos autores dessa linha de pensamento; Realizar concursos e oferecer prêmios; Manter intercâmbio com organizações, nacionais, estrangeiras e internacionais; Colaborar com instituições universitárias e de pesquisas, com órgãos públicos e instituições privadas, para a realização de projetos, pesquisas e estudos, podendo, para tanto, participar de processos de seleção e ser remunerado; denunciar e agir perante Órgãos Judiciais e Oficiais, nacionais ou internacionais, contra os abusos políticos e jurídicos à liberdade; e prestar assessoria jurídica a quem necessite na defesa de suas liberdades e direitos individuais. O evento acontece na Facultade Integrada Tirandes, no dia 21 de março, às 19 horas. 

Estou no twitter: @lulavilar