De acordo com informações de bastidores, o PP do senador Benedito de Lira já começa a contabilizar o apoio do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) para a eleição de 2014.
O senador acredita que o bloco que se uniu na sexta-feira passada, em torno de sua candidatura, já está sólido e que é a porta aberta para trazer quase todo o Palácio República dos Palmares, deixando de fora apenas o PSB do deputado federal Alexandre Toledo e o PPS do secretário estadual Régis Cavalcante.
Toledo aposta na possibilidade da candidatura como apoio do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), no Estado de Alagoas. Campos é pré-candidato à Presidência da República.
Trazer o governador para dentro do grupo é uma tarefa prioritária dentro do PP, inclusive contando com o apoio – em palanque – do prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB). Uma aliança sem o governador é projeto secundário. Buscar um aliança com o senador Fernando Collor de Mello (PTB) seria a terceira opção.
Pepistas acreditam que podem acomodar o vice-governador José Thomaz Nonô (Democratas), como um possível candidato ao Senado Federal. Ofereceriam o cargo de vice a Marco Fireman e com isto a aliança estaria fechada.
As pré-candidaturas do deputado estadual Joãozinho Pereira (PSDB) e do federal João Caldas (Solidariedade) ao Senado Federal morreriam na praia, antes mesmo de se solidificarem.
A questão é que o tabuleiro que pode ser proposto por Benedito de Lira não deve agradar – inicialmente – a Thomaz Nonô. O vice-governador segue articulando a disputa pelo governo do Estado. Nonô acredita que Vilela terá que construir um palanque para o senador Aécio Neves (PSDB).
Há quem afirme – nos bastidores – que Lira e Nonô são rotas em colisão entre os palacianos.
Ele (Nonô) defende – internamente – que o Democratas é o único partido que pode construir este processo com chances eleitorais, tendo o PSDB em uma composição, já que Lira é da base da presidente Dilma Rousseff (PT).
Na semana passada, a ideia do tabuleiro amplo liderado pelo PP foi objeto – conforme bastidores – de uma conversa de Vilela com Benedito de Lira e com o vice-prefeito Marcelo Palmeira (PP).
Vilela pediu para Lira ter paciência...
Estou no twitter: @lulavilar