Conversei com o advogado Diógenes Tenório Júnior sobre a informação, que circula nos bastidores e que foi noticiada pela jornalista Vanessa Alencar, aqui no CadaMinuto, de que ele assume a procuradoria-geral da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas no lugar do ex-procurador Fábio Ferrario.
Diógenes Tenório confirmou. Em entrevista ao blog, ressaltou que falta apenas a definição da data com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, Fernando Toledo (PSDB).
De acordo com Tenório, o convite foi feito “pessoalmente pelo próprio presidente Fernando Toledo”. “Ele me disse já haver conversado com Fábio Ferrario, que teria aprovado a escolha do meu nome. O presidente me disse que a Mesa Diretora concordava com a indicação, o que me deixa numa situação bem confortável”.
Questionei a Diógenes Tenório se ele teria já um plano de ação. Ou seja: quais seriam as primeiras medidas que ele iria tomar inicialmente, ao assumir a procuradoria. Eis a resposta: “ainda precisarei tomar pé da situação. O que posso adiantar é que o meu compromisso, obviamente, é com a legalidade dos atos da Casa”.
Diógenes ainda complementou: “não creio que haja nenhum bicho de sete cabeças, até porque já passei pela procuradora da Câmara Municipal e do município de Maceió”, salientou. Diógenes Tenório esteve na Casa de Mário Guimarães na legislatura passada. Ele foi ainda um dos procuradores-gerais da era de Cícero Almeida (PRTB) no comando da prefeitura da capital alagoana.
O novo procurador assume a função em um momento de crise. Ferrario deixou o cargo enfrentando críticas de diversos servidores e atuou em diversas recomendações à Mesa Diretora durante uma crise institucional vivenciada após denúncias feitas pelo deputado estadual João Henrique Caldas (Solidariedade).
Estou no twitter: @lulavilar