Mulheres que vivem em situação de rua e são cadastradas e atendidas pela equipe do Programa Consultório na Rua, da Secretária Municipal de Saúde (SMS), vão poder realizar exames de ultrassom (mama e endovaginal) e mamografia, oferecidos gratuitamente pela Carreta da Mulher. A unidade móvel está  instalada na praça principal do Benedito Bentes, próximo ao terminal de ônibus, desde o dia 18 de fevereiro e ficará até 18 de abril. 

“Mantivemos contato com a coordenação do Consultório na Rua e a equipe está fazendo um levantamento para nos passar a lista das mulheres cadastradas que vivem em situação de rua para que possamos providenciar o agendamento dos exames”, destaca coordenadora geral dos distritos sanitários da SMS, a assistente social Flávia Melro.

“A possibilidade de descentralizar o atendimento às mulheres levando até perto delas, em seus bairros, os exames que oferecemos na carreta (preventivos dos cânceres de colo de útero e mama) é um grande avanço do Ministério da Saúde e da Prefeitura de Maceió, que compartilhou da proposta. Ficamos muito felizes em poder estender os serviços as mulheres que vivem em condição de rua, que sem o trabalho da equipe do Consultório na Rua e a oportunidade na unidade móvel, teriam dificuldade de fazer a prevenção”, ressalta o secretário da pasta, Jaelson Gomes.

Consultório na Rua

O Programa Consultório na Rua é uma proposta que procura ampliar o acesso da população em vulnerabilidade nas ruas e ofertar, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde, por meio das equipes e serviços da atenção básica. Os profissionais, entre técnicos de enfermagem, psicólogos, terapeutas ocupacionais, agentes sociais, técnicos em saúde bucal, músicos e artistas, divididos em subgrupos de seis, vão às ruas da cidade diariamente, em diferentes bairros, nos horários da tarde e da noite, levando ações  àqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Criado há quatro anos, o programa tem um cadastro de mais de 700 pessoas que vivem nas ruas de Maceió e que já foram assistidas pelo projeto. O Consultório na Rua funciona em um sala no PAM Salgadinho, ao lado do Centro de Apoio à Vida (CAV).

Carreta

A Carreta da Mulher chegou a Maceió no dia 15 de janeiro deste ano e passou um mês atendendo na Praça Pingo D água, região do 2º Distrito, no Vergel. A carreta tem 25m de comprimento e 4,30m de altura. A Carreta tem como objetivo desenvolver ações que garantam o fornecimento de exames de rastreamento e detecção precoce do câncer para as mulheres, com prioridade entre as faixas etárias de 45 a 69 anos para a mamografia e 25 a 64 anos para os exames de ultrassonografia

Para realizar os exames na Carreta da Mulher é necessário fazer um cadastro prévio na unidade de Saúde mais próxima da residência da paciente, que deve apresentar o cartão do SUS, CPF, e comprovante de residência. O resultado da ultrassonografia é entregue na hora, já a mamografia fica pronta em alguns dias. Durante três anos, a unidade móvel vai percorrer os bairros de Maceió. A meta é realizar 100 exames diários, atingindo uma meta de dois mil por mês.