Um possível “racha” no Palácio República dos Palmares – com mais de um candidato na disputa ao governo do Estado de Alagoas – pode abrir espaço para se ter mais de uma pré-candidatura ao Senado Federal.

Quem está de olho neste vácuo é o deputado federal João Caldas (Solidariedade), que se encontra exercendo o mandato na vaga que é de Arthur Lira (PP).

Parte de um acordo – que incluiu o apoio ao senador Benedito de Lira para o governo do Estado – levou Caldas de volta à Câmara de Deputados. O “comandante” do Solidariedade em Alagoas, juntamente com o filho e deputado estadual João Henrique Caldas, traçam os destinos do partido.

João Henrique Caldas quer ser candidato a uma das cadeiras da Câmara. Já o pai Caldas não descarta disputar uma das cadeiras do Senado, em uma chapa encabeçada pelo PP de Benedito de Lira.

Tem como bandeira o estaleiro em Alagoas. João Caldas faz críticas à lentidão do processo e destaca a necessidade de lutar para agilizar os trâmites. “É um investimento impressionante para Alagoas que não pode ser tratado de forma morosa. Uma pena que tudo só chegue aqui 40 anos depois”.

Ao falar da possibilidade de ser candidato ao Senado Federal, João Caldas diz que vai brigar pelo espaço. “Com o Benedito de Lira candidato ao governo do Estado de Alagoas, abre um vácuo no Senado Federal e precisaremos de um senador com um perfil semelhante ao dele. Benedito de Lira não é um senador de gabinete. Vai para a rua, trabalha busca recursos. Eu acredito que eu tenho condições de fazer isto. Estamos com esta aliança o Solidariedade está no grupo. O Solidariedade está pronto para usar o 777”.

Caldas ainda ressaltou que há uma discussão nacional para ampliar a bancada do Solidariedade em Brasília. “Em Alagoas, defendemos inclusive a candidatura de João Henrique Caldas à Câmara e a minha ao Senado”, colocou.

Entre os partidos que orbitam em torno do Palácio República dos Palmares – o que não é o caso do Solidariedade, apesar da aliança com o PP – outro nome que também se mostra “disponível” para uma candidatura ao Senado Federal é o deputado estadual Joãozinho Pereira (PSDB).

A ausência do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) no pleito e o possível isolamento do senador Fernando Collor de Mello (PTB) nas composições partidárias, animam a outros nomes apresentarem suas pré-candidaturas. 

Estou no twitter: @lulavilar

PS: Aos leitores, peço desculpas pela demora na liberação de comentários. Algumas questões estão impedindo a velocidade que vocês merecem. Garanto que no fim de smeana, todos estarão liberados. Abraços.