O senador Benedito de Lira (PP) quer reunir - na manhã da sexta-feira, dia 14 - uma base de sustentação a sua candidatura ao governo do Estado de Alagoas. A ideia é que esta "frente pró-Biu" se mantenha unida independente do apoio palaciano, mas o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) é um convidado de honra para o café-da-manhã, que ocorrerá em um restaurante da capital.
Benedito de Lira quer mostrar a força da "frente pró-Biu". De acordo com os mais próximos do senador, estarão presentes 32 prefeitos, além de representantes do PSD do deputado federal João Lyra, do PROS do parlamentar Givaldo Carimbão, do PR do deputado federal Maurício Quintella e do Solidariedade do deputado estadual João Henrique Caldas.
O senador pepista investe na imagem para se mostrar o candidato mais viável entre os palacianos. Todavia, se não tiver o apoio de Vilela, tem uma frente para colocar o bloco na rua. Além destes nomes, Benedito de Lira ainda pretende colocar o Partido dos Trabalhadores na mesa do café-da-manhã. Uma verdadeira mistura que envolve lideranças tucanas e pepistas.
O PT tem forte tendência a fechar com o PMDB do senador Renan Calheiros, em apoio à candidatura do deputado federal Renan Filho (PMDB) ao governo do Estado de Alagoas. O PT pode indicar, inclusive, o vice em uma composição com os peemedebistas. Porém, liristas apostam em petistas insatisfeitos com estes rumos. De acordo com bastidores, um dos nomes do PT próximos ao senador Benedito de Lira seria o deputado estadual Ronaldo Medeiros. Convidado de honra da "Frente Pró-Biu".
O café-da-manhã desta sexta é o ponto de partida de algo que este blog já destacou antes: a oficialização da candidatura de Benedito de Lira que - segundo os mais próximos - não abre nem para um VLT em alta velocidade. O senador pé-de-valsa quer mostrar que não vai ao salão sozinho. Dança com aliados.
Vilela - do jeito que é! - deve ir ao encontro com Benedito de Lira. Deve elogiá-lo e falar que é uma possibilidade, assim como irá a outros cafés-da-manhã da base aliada enquanto tiver tempo...o jeito Vilela de ser!
Estou no twitter: @lulavilar