De acordo com uma fonte próxima ao senador Benedito de Lira (PP), os diálogos entre o pepista e o senador Fernando Collor de Mello (PTB) avançam no sentido de uma possível composição. Evidente que a fase ainda é de cautela.

Todavia, Benedito de Lira se movimenta para garantir um grupo de sustentação que permita a sua candidatura independente do posicionamento do governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho (PSDB).

Será que a inclinação se daria de tal maneira que Benedito de Lira fecharia acordo com o senador Fernando Collor, o principal rival de Vilela em Alagoas? PP e PSDB sustentam uma parceria firme desde 2010, na reeleição de Vilela.

Vilela e Benedito de Lira - no mesmo palanque! - enfrentaram Ronaldo Lessa (PDT) e Fernando Collor de Mello, em 2010, em uma eleição duríssima. Lira foi eleito senador. Vilela ainda teve que enfrentar Lessa em um segundo turno com o apoio do pepista.

Aliança se mostrou tão consolidada que em 2012, tucanos e pepistas estavam juntos novamente na disputa pela Prefeitura de Maceió. Mais uma aliança vitoriosa com Rui Palmeira (PSDB) e Marcelo Palmeira (PP) eleitos.

De acordo com bastidores, Benedito de Lira já sente o afastamento do governador. Tenta consolidar o apoio de alguns partidos que estão na  base governista, mas também busca aliança com outras legendas, com o PT (que anda mais próximo do PMDB do senador Renan Calheiros).

Neste tabuleiro de xadrez políticos, a aproximação de Collor. Benedito de Lira passou a "frequentar" a programação das Organizações Arnon de Mello de forma elogiosa. Um "polegar positivo" de Collor para uma possível aliança. Entretanto, conforme a fonte, entra na mesa de negociações os cargos que Benedito de Lira possui no governo tucano, como a pasta da Educação, por exemplo.

Se a aliança se concretizar, Collor - ainda segundo fontes - pede a Lira que deixe o governo de vez para a construção de uma frente. Paralelamente, um grupo de partidos - que inclui o PR do deputado federal Maurício Quintella - destacou que lançaria a candidatura de Lira ao governo, independente de Vilela. Este lançamento ainda não veio. Talvez avaliem que foram declarações precipitadas diante das novas movimentações no tabuleiro. 

Estou no twitter: @lulavilar