Matriz de Camaragibe
O clima de paz foi o ponto chave que resultou no sucesso do Carnaval de Matriz, onde este ano o folião pôde brincar à vontade, diferentemente de outras edições carnavalescas. É que a Prefeitura garantiu o QG da Festa, num local fechado; onde todos que entravam eram vistoriados por questão de segurança. Lá estavam a Guarda Municipal, homens da PM e Civil, além de um forte esquema de segurança de uma empresa contratada, composta por um batalhão de 25 homens. A abertura do Carnaval ocorreu na sexta-feira, e só veio terminar na manhã desta quarta, com o desfile do bloco Bacalhau na Vara. “Foi um dos melhores carnavais dos últimos tempos em nossa cidade”, abreviou o prefeito Marquinhos.
Capela
O Carnaval de Capela não foi diferente do de Matriz do Camaragibe; em se tratando de segurança e organização. A tranquilidade reinou de ponta a ponta, tanto que não houve nenhum caso de ocorrência policial. Pena que durante a abertura na noite de sábado, caiu o potencial energético da cidade; oportunidade em que mais de 30 blocos de ruas estavam na avenida desfilando. “Foi um dos maiores carnavais que Capela já teve em sua história”, comentou emocionado o comerciante Cícero Vieira, o Bobito.
Pilar
O Carnaval pilarense que até meses há atrás estava ameaçado de não acontecer, por conta da onda de violência que vinha atormentando a cidade, ocorreu de forma surpreendente. Foram cinco dias de casa lotada, com o povo da região e visitantes. Blocos e mais blocos davam um colorido sem igual pelas ruas. “O povo mostrou que a união faz a força”, comentou o prefeito Carlos Alberto Canuto, tido com um dos únicos pilarenses que acreditava que era possível fazer a festa. “Toda uma estratégia de trabalho foi montada, a fim de que tudo desse certo” disse o prefeito; salientando que esse compromisso foi apresentado a Justiça, quando assim a Prefeitura ganhou o aval para que o povo não ficasse sem o Carnaval deste ano.
São Luís de Quitunde
As constantes mudanças de prefeito no comando do município; fato que já aconteceu em três ocasiões em menos de um ano (sai prefeito entra o vice) fez com que a Prefeitura não bancasse o Carnaval deste ano. A posição foi tomada pelo atual comandante, Jilson Lima (vice-prefeito), receoso de que a Justiça impediria tal evento. Porém, vários blocos de ruas fizeram a festa lá em São Luís, com destaque para o do ex-prefeito, Cícero Cavalcante, o bloco Jacaré, que saiu logo na quinta-feira.
Japaratinga
“Quero agradecer a todos os foliões conterrâneos e turistas pelo engrandecimento ao nosso Carnaval e externar a minha satisfação em poder realizar e resgatar o verdadeiro Carnaval. Parabéns a todos”. O recado é do prefeito Newberto Neves nas redes sociais.
Girau do Ponciano
“É hora de agradecer primeiramente a Deus que concedeu um Carnaval com muita paz; aos meus secretários e assessores que conduziram a festa com organização; a nossa Guarda Municipal, a PM e a Policia Civil, pela segurança. A todos os blocos de rua, a toda população girauense que se divertiu pra valer e recebeu os visitantes com carinho e respeito. Se nos festejos Juninos somos o melhor São João do Agreste, agora o Carnaval é marca registrada nossa como um Carnaval de Paz. Obrigado doutora Flaviany Aurélio minha irmã por estar sempre ao meu lado me apoiando e me incentivando para desenvolver Girau cada vez mais”. Recado postado na Internet, pelo prefeito Fabinho Aurélio.
Barra de Santo Antônio
Prefeito Rogério Farias argumenta que este ano o Carnaval de sua cidade foi topado de sucesso. “Tudo funcionou bem; sobretudo pela estrutura montada que garantiu tranquilidade, segurança e boas acomodações”, disse Farias.
Porto Calvo
Não faltou alegria, animação, organização e o amor dos foliões por um dos blocos mais tradicionais da cidade. É o bloco Zignal, que na noite de sexta-feira, arrastou mais de seis mil pessoas. Foi a sua 14ª edição, cuja folia ficou por conta da banda baiana Fuska Virada.