São apenas quatro dias, mas a forma como se aproveita o carnaval, ingerindo bebidas alcoólicas e vários tipos de alimentação, seja em casa ou na rua, pode gerar grandes prejuízos a saúde dos foliões. O CadaMinuto entrevistou a nutricionista Joelma Marinho, que deu dicas de como curtir o carnaval e não sentir os efeitos pós-festas.

Muitos aproveitam o feriado de carnaval para descansar. Outros, porém aproveitam o feriado para relaxar. O problema é que muita gente não pára para comer ou acaba realizando uma refeição rápida ingerindo bebidas alcoólicas junto.

Sobre isso, a nutricionista fez um breve alerta. “Costumo orientar os meus pacientes que tentem ao menos evitar certos exageros como: passar muitas horas em jejum, manter uma boa hidratação, tomando água, sucos, água de coco, pelo menos nos intervalos e nunca beber de estômago vazio”, recomendou.

Principalmente no interior do Estado, é comum encontrar residências lotadas, com os ocupantes se dividindo, entre, aproveitar as tarefas e outros cuidando dos afazeres da casa.

Em muitos casos, as refeições são feitas em grande quantidade e de forma rápida, o que nem sempre é saudável, como explica Joelma Marinho, que ainda fez um alerta sobre as comidas vendidas na rua.

“Evitar o excesso de frituras e alimentos gordurosos ajuda muito. Indico o consumo de raízes como, macaxeira, batata doce e inhame que dão energia para aguentar o pique do carnaval. Cuidado com comida de rua (ambulantes) para evitar infecções alimentares. É indicado tomar água, sucos, água de coco, isotônicos, comer frutas pelo menos no café da manhã, massas sem exageros de molhos e raízes para cair na folia com saúde e responsabilidade”, lembrou.

Apesar de poucos seguirem à risca uma alimentação regrada, muita gente esquece das dietas adotada antes do carnaval. A nutricionista dá dica simples de como aproveitar o carnaval bem, sem extrapolar na comida e na bebida. “Seguir regras neste período é bem complicado. A regra é manter a diversão com cautela, tomar um bom café da manhã, muita água durante o dia e evitar o excesso de frituras e bebidas alcoólicas”, disse.

Em outro caso especial, Joelma Marinho, que também é especialista em nutrição esportiva, lembra algumas recomendações para atletas e praticantes de atividades esportivas, que desejam aproveitar o carnaval.

“O atleta e o praticante de atividade física deve lembrar que quatro dias de folia podem atrapalhar toda a disciplina e metas desejadas. Então a dica é abrir mão do álcool e consumir frutas, legumes, raízes, proteínas magras e muita água”, alertou.

Se o carnaval passou e os exageros foram feitos da mesma forma, ainda há solução para esses problemas. “Se o exagero aconteceu, então resta fazer um bom detox [limpeza interna]na quarta feira e dias que seguem, com chás, frutas, saladas, que ajudam muito a desintoxicar”, finalizou.