O Retiro da Família 2014, promovido pela Convenção Batista Alagoana (CBAL), foi iniciado neste sábado e segue até a manhã de quarta-feira no Acampamento Pastor Boyd O’Neal, em Paripueira. Durante os dias de carnaval, famílias de Alagoas, Pernambuco, Sergipe e Bahia estarão reunidas em momentos de louvor, adoração, estudo bíblico, reflexão, lazer, entretenimento, esporte e comunhão.

O retiro é realizado anualmente pela CBAL com o objetivo de aprofundar relações de amizade e amor entre o povo batista. Vários outros retiros também são realizados por igrejas da Denominação Batista em unidades de ensino, chácaras e outros locais litorâneos do Estado no feriadão do carnaval.

“É um tempo que temos para comungar momentos prazerosos, conhecer e praticar mais os ensinos sagrados e oramos por Alagoas e pelos demais estados brasileiros pedindo ao nosso Pai celestial que ilumine os lares do nosso país, abençoando-nos, dando-nos a paz do Senhor Jesus e a direção do Santo Espírito em nossas vidas”, explica o pastor Carlos Rodrigues, diretor do Acampamento Batista de Paripueira.

O retiro tem por finalidade, também, proporcionar às famílias batistas opção para se distanciar de uma festa que, do ponto de vista bíblico, segundo o pastor Carlos, é desaprovada por Deus. Ele cita como exemplo a ira de Deus diante de um carnaval extemporâneo dos israelitas nos capítulos 32 a 34 do livro de Êxodo, assunto do estudo da Escola Bíblica das Igrejas Batistas no próximo domingo, 9.

“Enquanto Moisés recebia no alto do Monte Sinai as instruções de Deus para os israelenses tirados da escravidão egípcia, lá em baixo, na planície, eles construíam um bezerro de ouro para adorá-lo, comiam, bebiam, desnudavam-se e folgavam. Essa orgia, embriaguez e depravação sexual causaram tanta ira a Deus que Ele decidiu destruir aquele povo, só não o fazendo por amor a Moisés”, conta o diretor do acampamento.

Na visão do pastor Carlos Rodrigues, "os verdadeiros cristãos – homens e mulheres tementes a Deus –, não participam de festas mundanas, porque se assim o fizerem perdem a alegria da comunhão que desfrutam de uma vida direcionada pelo Espírito Santo". E completou: “A finalidade maior do Retiro da Família Batista é buscar essa comunhão com o Senhor Jesus”.

O retiro, aberto neste sábado com um jantar e reflexão do pastor Marcos Gomes, da Primeira Igreja Batista de Limeira (SP), focando o tema “Família, ideal de Deus para o ser humano”, segue até quarta-feira pela manhã com uma programação voltada para crianças, adolescentes, jovens e adultos.

O Acampamento Pastor Boyd O’Neal fica situado na orla de Paripueira com ampla estrutura funcional.