Os Alagoanos terão a oportunidade de conferir neste sábado, 08 de março, o musical “ O Corcunda de Notre Dame”, em única apresentação, às 17h, no Teatro Gustavo Leite no Centro de Convenções, no Bairro Jaraguá, em Maceió.
A peça, que reúne 23 atores-bailarinos que cantam ao vivo, foi encenada pela Companhia das Artes Tetê Nahas, liderada pela atriz e bailarina sergipana homônima, mais conhecida em Alagoas por sua participação no Grupo Teatral Imbuaça, também sediado em Sergipe.Agora, com o próprio grupo de teatro, Tetê Nahas, que também já ministrou aulas de teatro no curso de extensão da UFAL nos anos 90, promete muita emoção, risos e belas canções aos alagoanos: “Estou muito feliz em começar minha turnê nacional justamente por aqui, onde sempre fui muito bem recebida e tenho muitos amigos artistas, de vários grupos”.
A turnê, que foi um projeto contemplado pelo Prêmio Miryam Muniz da Funarte, do Ministério da Cultura, começará em Maceió e seguirá pelas capitais nordestinas e algumas no Sudeste e Sul. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Gustavo Leite a partir de quinta, dia 06/03. Outras informações podem ser obtidas pelo (79) 9951 0215 / (82) 8820-0677.
O espetáculo
“O Corcunda de Notre Dame”, musical adaptado do texto de Victor Hugo, é uma aventura que fala de amor, amizade e respeito, além de preconceitos existentes na sociedade. São 23 atores, que além do texto, cantam belas canções (ao vivo) e executam coreografias. Em Paris, durante a Idade Média, viveu Quasímodo, um corcunda que mora enclausurado, desde a infância, nos porões da catedral de Notre Dame. Um dia, Quasímodo decide sair da escuridão em que vive e conhece Esmeralda, uma bela cigana por quem se apaixona. Mas para conseguir concretizar seu amor ele terá que enfrentar o poderoso Claude Frollo, e seu fiel ajudante, Febo. “Nossa proposta é unir teatro, dança e música numa só pulsação. A montagem do Corcunda promete momentos de aventura, riso e lágrimas. Não podemos parar de discutir aquilo que está calado. Vim e estou querendo burlar, mexer... estou querendo discutir da melhor forma, discutir com arte, levando o debate com muita alegria aquilo que o mundo precisa ver, reconhecer e acreditar”, explicou Tetê Nahas.
A Diretora
Tetê Nahas, ou Valdelice de Matos Santos, é atriz e bailarina desde os 5 anos de idade. Professora de Teatro formada pela Universidade Federal de Sergipe. Ainda pequena, participou do Grupo Check Up, nos anos 70 e 80, onde aprendeu tudo com o mestre já falecido Bosco Scaffs. Foi uma das fundadoras do Grupo Imagem, fundado em 1984, idealizado por Cícero Alberto. Integrou o grupo Asas de Teatro, do Diretor Baiano Paulo Barros. Como bailarina, sua grande paixão artística, integrou o Balé Municipal de Aracaju, o Grupo Raça Real, fez aulas na academia de Iracema Maynard e outros grupos. Foi cantora da Banda Zé Iedo e Backing Vocal de Tonho Baixinho. Integrou por 17 anos o grupo teatral Imbuaça, sua história mais longa e dedicada ao teatro de rua e através desta experiência, conheceu vários Estados e países e teve atuações de destaque de publico e critica, a exemplo de Além da Linha D’água, onde contracenou com Marília Pêra e foi dirigida por Ivaldo Bertazzo. Também é professora de teatro e dança, coreógrafa e diretora de teatro, tendo se destacado nos últimos anos com produções que reunia elencos de centenas de alunos atores, no caso, a Paixão de Cristo da Serra do Machado, os musicais "Saltimbancos", "O Mágico de Oz", "O caminho para Eldorado" e "O corcunda de Notre Dame". Tetê Nahas é popularmente conhecida pela personagem Urânia, que integrava o elenco da peça “ Antônio Meu Santo” do Grupo Imbuaça, mas que todos os anos , desde 2003 faz participações especiais no quadro São João da Gente, exibido no mês de Junho na TV Sergipe e apresentado por Pierre Feitosa com produção de Fernando Petrônio. Ainda em televisão Tetê participou da minissérie Tereza Batista e no cinema do filme “ Orquestra dos Meninos”. Em 2012, lançou a Companhia das Artes Tetê Nahas, cuja proposta é fazer espetáculos musicais, tendo estreado no mês de dezembro o musical " O Corcunda de Notre Dame", dirigido e protagonizado pela própria.
Ficha Técnica:
O CORCUNDA DE NOTRE DAME
HISTÓRIA ORIGINAL: VICTOR HUGO
MÚSICA: ALAN MENKEN
ADAPTAÇÃO DO ROTEIRO PARA O TEATRO: TETÊ NAHAS
DIREÇÃO GERAL E COREOGRAFIAS: TETÊ NAHAS
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: PEDRO CARREGOSA
PRODUÇÃO EXECUTIVA: DIOGO TELES, ELISANGELA SANTANA, FLÁVIA COSTA, LENI PEREIRA
ILUMINAÇÃO: SERGIO ROBSON
SONOPLASTIA: CRISTIANO ANDRADE- NEGÃO
CONCEPÇÃO DE MAQUIAGEM: ROBERTO LAPLAGNE
FIGURINOS: CARLOS SANTOS
COORDENAÇÃO DE FIGURINOS: GISELDA GONÇALVES
EXECUÇÃO DOS FIGURINOS: CIDA ALVES, VALDOMIRA CRUZ, GENILDA IDALINA
PROJETO GRÁFICO E EDIÇÃO DE IMAGENS:PAULO TIM TIM
ASSESSORIA DE IMPRENSA NACIONAL: PEDRO CARREGOSA
ASSESSORIA DE IMPRENSA EM MACEIÓ: FÁBIO ATUAL (82) 8170.2715
ELENCO
QUASÍMODO- TETÊ NAHAS
ESMERALDA- FRANCIANE MELO
FHEBO- iGOR GOIS
FROLLO- DIOGO TELES
COPLAN- ESTEVÃO ANDRANTOS
ARCEDIAGO- PEDRO CARREGOSA
DJALI - PAULLA FRANSINETTE
LA VERNE – ELISANGELA SANTANA
VICTOR- ANDRÉ ARAGÃO
HUGO – ALLEANDRO MENDES
GUARDA 1 – JOHNANTAN RESENDE
GUARDA 2- TIAGO CARVALHO
MÃE DE QUASÍMODO/ CAMPONESA- EDÊNIA GÓIS
CIGANA - KARINE DANTAS
CIGANA - FLÁVIA COSTA
CIGANO - MAMUTE TEXEIRA
CAMPONESA- REGI GODIM
CAMPONESA- LIGIA OLIVEIRA
E AS CRIANÇAS:
CIGANO- JONAS HENRIQUE
PEQUENO CAMPONÊS: SÁVIO GÓES.
JOVEM CAMPONESA: MARIA DAS DORES