O nome da superintendente do Porto de Maceió, Rosiana Beltrão (PT), circula nos bastidores políticos como uma possível vice do deputado federal Renan Filho (PMDB) em uma chapa para disputar o governo do Estado de Alagoas.
Além do nome de Beltrão, um outro petista que também é cogitado é o deputado estadual Judson Cabral. Em todo caso, são enormes as chances de fechar a aliança PMDB-PT. Conversei com Rosiana Beltrão sobre o assunto. Ela disse que sabe das conversas de bastidores, mas que "não há convite oficial".
"Não fui procurada. Sei que a informação circula nos bastidores". Esta foi uma das declarações da superintendente do Porto sobre o assunto. Rosiana Beltrão afirmou que deixará o Porto de Maceió no dia 5 de abril porque pretende disputar eleições em 2014, mas não revelou se o projeto é ir em busca de uma proporcional ou majoritária.
Quanto a possibilidade de figurar como vice em uma chapa, destacou: "vice não é uma candidatura. Vice é uma conjuntura de forças políticas que em uma aliança busca o melhor nome para contribuir com o candidato. O vice é tão importante quanto, pois pode assumir o cargo. Porém, esta discussão só pode acontecer quando houver a consolidação do nome do candidato ao governo pelas forças de oposição".
De acordo com informações de bastidores políticos, o PMDB já tem este nome consolidado: Renan Filho. Rosiana Beltrão disse ainda que "fica honrada de ter seu nome sendo lembrado". "Caso esta discussão ocorra lá na frente e esta discussão ocorrer envolvendo o PT, não terá qualquer tipo de embate com o deputado Judson Cabral (que também é citado). Se ele for o nome escolhido, terá meu apoio. Assim como se o nome for o meu em uma composição, sei que terei o apoio dele. Mas é uma questão de conjuntura que passa por avaliações. Como disse, não fui procurada ainda para tratar do assunto".
O fato é que - segundo a própria Rosiana Beltrão - seu nome estará no "tabuleiro de xadrez" das eleições deste ano. "O que posso dizer de concreto é que no dia 5 de abril estarei deixando a administração do Porto de Maceió para encarar uma candidatura, mas por enquanto meu foco é o trabalho no Porto. Eu estou tranquila. Sou a última pessoa a brigar por uma vaga de vice na chapa".
Beltrão ainda reafirmou sua condição de oposicionista ao atual governo de Teotonio Vilela Filho (PSDB).
Estou no twitter: @lulavilar