Devolver cidadãos à convivência social é como fazê-los nascerem de novo. E na cidade de Arapiraca, a Casa Dona Paula realiza um trabalho digno de reconhecimento social. Desde 2011, a instituição filantrópica acolhe, alimenta e ensina novos valores a dependentes químicos de diversas partes de Alagoas.

O deputado federal Renan Filho (PMDB) conheceu, nesta segunda-feira, 24, o trabalho da Casa Dona Paula, acompanhado pelo deputado estadual Ricardo Nezinho (PMDB) – a casa leva o nome da mãe do deputado estadual. Renan Filho ficou impressionado, e ao mesmo tempo, emocionado com a força de vontade daqueles que lá estão em busca de dias melhores, longe do mundo das drogas.

“É muito importante o trabalho da Casa Dona Paula. Eles trabalham recuperando vidas, dando atenção, carinho e alento a pessoas que estão precisando muito de apoio para seguir suas vidas com dignidade”, pontuou o deputado federal.

Os 30 assistidos por cada turma da Casa Dona Paula recebem a atenção psicossocial de uma equipe multissetorial, mantida com recursos destinados pela Secretaria de Estado da Paz e de demais benfeitores. Os acolhidos são atendidos individualmente para que num prazo de aproximadamente seis meses – período inicial - possam serem reinseridos socialmente. O deputado federal elogiou o trabalho do corpo técnico.

“A recuperação dos dependentes químicos é dever do Estado e um compromisso de todos. Cada um de nós deve contribuir para que a sociedade possa se recuperar deste mal, que assola Alagoas e destrói as famílias alagoanas”, resumiu Renan Filho.

Os dependentes químicos das mais diversas naturezas passam por um processo de desintoxicação durante a internação, logo na sequência do tratamento ele parte para o processo terapêutico, e por fim aprende um ofício. Assim, o trabalho contribui diretamente com sua recuperação total do vício, como também facilita seu retorno as atividades em comunidade.

A entidade está localizada no Sítio Bom Jardim, Zona Rural de Arapiraca.