O Governo do Estado de São Paulo anunciou que um robô foi adquirido para guiar operações de pacientes com câncer no Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo). De acordo com a Secretaria de Saúde de São Paulo, as cirurgias com o equipamento acontecerão com cinco diferentes especialidades oncológicas: urologia, ginecologia, cabeça e pescoço, aparelho digestivo e cirurgias do tórax.
Segundo o governo, o robô irá beneficiar 1.070 pacientes da instituição nos próximos três anos com procedimentos minimamente invasivos. O equipamento será acionado pelo médico e os especialistas terão visão tridimensional, com profundidade, o que deverá permitir maior precisão das intervenções em relação às cirurgias convencionais e àquelas guiadas por videolaparoscopia.
Além de permitir cirurgias mais precisas e menos invasivas, o robô deverá propiciar um tempo de recuperação mais rápido e menos dolorida aos pacientes, assim como menor tempo de internação no hospital.
Três cirurgias já foram realizadas pelo Icesp com o novo robô, para retirada de tumores malignos da próstata, uma no dia 7, uma no dia 13 e outra no dia 18 de fevereiro.









