O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) iniciou,nesta segunda-feira (17), a tradicional campanha pré-carnavalesca que visa abastecer o estoque do órgão durante os dias de festividade. A campanha, intitulada Doe Sangue e Compartilhe Alegria, também está sendo realizada na unidade regional de Arapiraca, o Hemoar, e segue até a próxima sexta-feira (21).
A campanha tem o objetivo de sensibilizar a população para a doação, visto que, em períodos festivos, é comum a redução nos estoques do sangue e seus derivados, assim como há um aumento significativo de casos onde vítimas de violência necessitam de intervenções cirúrgicas, aumentando a demanda por transfusões.
Para doar, basta gozar de boa saúde, pesar no mínimo 50kg e ter entre 16 e 69 anos. No caso dos menores de idade, eles devem comparecer acompanhados pelo responsável ou munidos de autorização formal, cujo formulário é disponibilizado no www.saude.al.gov.br/hemoal. Não pode doar sangue quem sofre do Mal de Chagas, é portador de aids ou sífilis e teve hepatite nos últimos 10 anos. Neste grupo também se encaixam as gestantes e lactantes.
As doações podem ser realizadas no Hemoal Trapiche, ao lado do Hospital Geral do Estado, entre segunda e sexta-feira das 07h às 18h e, aos sábados, das 08h às 12h; Hemoal Farol, entre segunda e sexta, das 7h30 às 11h; e no Hemoar, em Arapiraca, que fica no centro da cidade – Rua Geraldo Barbosa Lima – das 08h às 12h e das 14h às 18h, entre segunda e sexta-feira.
A campanha também realizará coletas itinerantes. A unidade móvel do Hemoal estará, amanhã (18), no Shopping Maceió, das 08h às 16h; na quinta-feira (20), as coletas serão realizadas na Praça Rayol, em Jaraguá; e, na sexta-feira (21), no centro de Rio Largo.
Os voluntários que participarem da campanha ganharão camisa do Bloco Hemovida, que há 10 anos desfila no Jaraguá Folia, tradicional evento que marca as prévias carnavalescas de Maceió. Neste ano a festa será realizada no dia 21, a partir das 19h, e os foliões do bloco aproveitarão a noite ao som da Orquestra Pega Fogo.