O governador Teotonio Vilela Filho esteve no Hospital Geral do Estado (HGE) nesta quarta-feira (12) para uma inspeção à unidade, que tem ficado com os corredores vazios. No local, o chefe do Executivo ainda participou de uma reunião com o secretário de Saúde, Jorge Villas Bôas, e a diretora geral, Verônica Omena, além de conversar com funcionários e pacientes.

Teotonio Vilela destacou os avanços alcançados no HGE. “Cada vez que venho fico mais satisfeito, pois estamos melhorando. Ainda não está como precisa, mas vamos avançar e esse vai ser um hospital modelo. Os corredores, que antes eram lotados, têm ficado vazios. Ainda temos muito a fazer, mas já saio daqui com uma parte do dever de casa feito”, disse.

A realidade é consequência da inauguração, em dezembro de 2013, de mais 99 leitos no local. A nova ala, chamada de Centro de Especializado Irmã Dulce, é composta pelo Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), Pediatria e UTI Pediátrica e vem ajudando a desafogar a unidade e a melhorar a qualidade dos serviços prestados à população.

Segundo o governador, outras ações estão sendo realizadas para manter os corredores da unidade sem macas. “Estamos tomando muitas providências para que não fique superlotado, como a construção de UPAs e a assistência aos municípios. É um trabalho de muito tempo, mas que começa a dar mais resultados agora devido às condições em que a Saúde estava”.

O chefe do Executivo lembrou ainda que, por ser um hospital de média e alta complexidade, o local não deveria receber casos simples – que deveriam ser atendidos nos mini pronto-socorros e postos de saúde. Para melhorar a rede estadual, são investidos mensalmente R$ 26 milhões do Governo do Estado e R$ 16 milhões do governo federal.

“Temos apoiado os municípios, pois a Atenção Básica compete a eles, e procuramos ajudar com todo o possível”, expôs. “São muitas providências e por isso, tenho feito também visitas regulares ao HGE, para ver as condições, os leitos, como anda a UTI, e conversar com a população e os funcionários”, completou o governador.