O deputado estadual João Lyra (PSD) encaminhou – por meio de sua assessoria de imprensa – resposta para alguns dos questionamentos que fiz sobre a posição do partido no “tabuleiro do xadrez político”.

Lyra já havia afirmado que o PSD não faz parte do bloco de oposição. Porém, no encontro do chapão – no ano passado – um dos nomes do partido (o deputado estadual Dudu Holanda (PSD)) hipotecou apoio ao grupo do qual Lyra não faz parte. Seria uma posição do partido?

De acordo com o parlamentar federal, não. O posicionamento não é partidário. “Não faço parte deste bloco e reafirmo o meu compromisso com o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) de apoiar o seu governo que tantos benefícios têm trazido para Alagoas”, afirmou João Lyra.

Ele ressaltou que a ligação com o governador existe, mas “nada ainda está definido em termos de eleição”.  Sobre a presença de Dudu Holanda no primeiro encontro do chapão, que reuniu 17 partidos, a fala é a seguinte: “Dudu (Holanda) se expressou, assim como outros partidários do PSD estão se manifestando no interior”.

Alguns do interior fazem parte da base do deputado federal Renan Filho.

Ainda sobre o partido colocou: “no momento oportuno irá definir seus apoios e o futuro político do PSD, como presidente estadual da sigla”. E se os filiados não obedecerem os caminhos adotados pela agremiação? JL diz que “se acontecer, o que não foi o caso, as medidas internas do partido serão tomadas. Harmonia permanece entre os membros do PSD/AL”.

Estou no twitter: @lulavilar