Nesta terça-feira (11) é comemorado o Dia Internacional da Internet Segura. A data foi lembrada pela Polícia Federal em Alagoas, que distribuiu material educativo em escolas. O público-alvo da ação, além de crianças e adolescentes, são os pais dos estudantes.

“A Internet tem muita coisa boa, mas devemos ter muito cuidado. Os pais precisam estar atentos ao que os filhos estão vendo e que informações estão compartilhando”, disse o delegado federal Marco Antônio à reportagem do CadaMinuto.

Marco Antônio, que está à frente da Delegacia de Defesa Institucional da PF em Alagoas (Delinst), afirmou que as redes sociais representam um grande perigo para crianças e adolescentes que trocam dados com pessoas muitas vezes desconhecidas. Para o delegado, medidas simples, tomadas pelos pais, podem evitar que os filhos se tornem vítimas de crimes cibernéticos.

“Os pais podem, por exemplo, acompanhar o que os filhos estão vendo na Internet colocando o computador na sala. Não é recomendado que as crianças e adolescentes fiquem no quarto sozinhos acessando a Internet”, orientou Marco Antônio.

O delegado disse também que cautela é a palavra-chave quando se trata de redes sociais. “Não se pode ficar expondo a vida, colocando os lugares onde vai e expondo detalhes da sua vida pessoal”, alertou.

Sobre a quantidade de casos de pornografia infantil na Internet, Marco Antônio disse que os casos estão aumentando. “Com o acesso cada vez maior das pessoas ao computador, infelizmente temos registrado esse crescimento”, encerrou.