Pelos bastidores políticos, o nome do ex-prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (PMDB), começa a ser ventilado novamente como possível ministro do governo de Dilma Rousseff (PT).

Ora, se Luciano Barbosa assumir um ministério – o da Integração, como vem sendo citado nos bastidores – deixa de ser candidato no pleito de 2014, já que a reforma ministerial visou liberar os postulantes a cargos eletivos.

Mesmo sendo um cargo importante, parece não ser o objetivo do peemedebista, que tem se empenhando em construir uma candidatura.

Neste sentido, ou há realmente o convite. Ou então, alguém que quer Luciano Barbosa fora do páreo das eleições estaduais anda soltando a corda no famoso “colar colou”.

Luciano Barbosa tem trabalhado para ser candidato. O ex-prefeito de Arapiraca constrói uma base para disputar uma das cadeiras da Câmara de Deputados, mas seu nome é ventilado como possível candidato ao Senado Federal pelo PMDB e até mesmo um vice no chapão liderado pelo PMDB, em chapa puro-sangue.

A candidatura de Luciano Barbosa ao Senado Federal incomoda ao senador Fernando Collor de Mello (PTB). Além de ser um rival com densidade eleitoral, divide um colégio no qual Collor tem apostado fichas: Arapiraca.

Tem a questão da prefeita Célia Rocha (PTB). Do partido de Collor e aliada do ex-presidente, mas também aliada de Barbosa. Na campanha municipal passada, Barbosa ajudou – e muito! – na eleição de Célia Rocha, em uma disputa ferrenha com Rogério Teófilo (PSDB).

Conversei com Luciano Barbosa sobre o convite para o ministério. Não é a primeira vez que o assunto foi ventilado. Barbosa me disse que não foi sondado. “Não recebi nenhum convite”. Ele salienta que tem preferência – mesmo reconhecendo a honra e a importância do cargo – pela candidatura neste ano. Avalia que Arapiraca precisa ocupar espaço no cenário. 

Estou no twitter: @lulavilar