Desde que o processo pré-eleitoral se antecipou - ainda em 2013 - o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), vem sendo apontado - nos bastidores políticos - como um nome que pode se viabilizar numa candidatura majoritária. No caso, ao governo do Estado de Alagoas.
Diante das especulações, conversei com Rui Palmeira (PSDB) três vezes. A primeira delas quando o nome do chefe do Executivo foi citado em uma pesquisa realizada pelo Vox Populi. A pesquisa de intenções de voto o colocava - na época - como um dos prováveis candidatos.
Rui Palmeira teve - em junho de 2013 (é importante frisar isto!) - 17% das intenções de voto. Quando o questionei, ele foi enfático: "não sou candidato. Fico lisonjeado com a lembrança, mas não vou concorrer a nada em 2014". Voltei a falar com o prefeito no final do ano, diante de novas especulações.
O tucano até brincou. Disse que não seria candidato pois sua esposa não aguentaria uma campanha em cima da outra. Claro, uma negativa de forma muito bem humorada. Agora, novas especulações surgem. Algumas foram postas aqui pelo blogueiro Volney Malta. De fato, há quem cogite esta possibilidade nos bastidores políticos.
Nas redes sociais, Rui Palmeira foi indagado pelo blogueiro Luciano Amorim. Mais uma vez a resposta do tucano é a mesma com outras palavras: "sou candidato, sim. Candidato a cumprir meu mandato na Prefeitura de Maceió (risos)". Palmeira está fora - diretamente - do pleito de 2014. Deve emprestar sua imagem, como um tucano de destaque no cenário político local. Isto é evidente.
Deve ter preferências por candidatos, sobretudo nas eleições proporcionais. Já deve ter sido - inclusive - procurado por alguns. Normal do processo. Porém, os tucanos investem em um nome que tenta se viabilizar nos próximos meses: o ex-secretário de Infraestrutura, Marco Fireman. Este sim, se encontra em pré-campanha e com discurso.
Fireman deseja disputar uma majoritária e pode ser peça nas composições. Tentou ser candidato a prefeito, em 2012. Marco Fireman desistiu diante do momento de Rui Palmeira, que acabou sendo candidato e saindo vitorioso. Se o ex-secretário vai se viabilizar ou não, se pode compor e ser um vice, ou candidato a outro cargo...aí caberá a história desta eleição que começa a ser costurada.
Quanto a Rui Palmeira, mais uma vez ele nega ser candidato.
Estou no twitter: @lulavilar