Conversei com o presidente nacional do PRTB, Levy Fidélix. Ele se encontra em Alagoas e vai conceder uma entrevista coletiva à imprensa na manhã desta sexta-feira, dia 07, às 9 horas. Na pauta, o futuro do PRTB no Estado. É o partido do ex-prefeito de Maceió, Cícero Almeida e dos deputados estaduais João Beltrão e Antônio Albuquerque.
Além destes, o PRTB abriga Val Amélio - filho do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Cícero Amélio - e o ex-deputado estadual Cícero Ferro. Uma legenda - ao menos em Alagoas - com "pequenos incêndios" a serem apagados em função dos acordos firmados com os aliados e com o próprio (e envolvendo) Almeida, que já apareceu com possível candidato ao Executivo estadual sendo estimulado pelo senador Fernando Collor de Mello (PTB).
Levy Fidélix classificou Almeida como um "campeão de votos do partido" e deixou claro que - na visão dele - é assim que o ex-prefeito precisa ser tratado nas composições que o PRTB venha a fazer no Estado. "Aqui em Alagoas temos um craque de votos, mas é preciso avaliar o cenário, conforme o andamento do processo. É um nome (Cícero Almeida) que pode até ser candidato ao Senado".
Almeida candidato ao Senado? Collor que estimulou Almeida ao governo não deve gostar muito desta possibilidade. Mas, é remota. De acordo com os bastidores políticos, Almeida - em função da conjuntura - deve mesmo disputar uma das cadeiras da Câmara de Deputados. Além disto, conforme fontes, o PRTB é um partido "pesado" em função dos demais candidatos da legenda. Com vice em um palanque, do deputado federal Renan Filho (PMDB ), por exemplo, Almeida traria este peso.
Indaguei a Levy Fidélix se a situação em Alagoas colocava o PRTB - um partido considerado nanico - em uma condição atípica diante de alguns nomes com forte densidade. Respondeu espirituosamente: "que nanismo é este, meu rapaz? O PRTB não tem nada de nanico. É um partido que cresce e tem bons candidatos em muitos estados. Temos fortes nomes em Brasília, como o do Joaquim Roriz. Estamos viajando o Brasil e vamos surpreender em 2014". É o que fala Levy Fidélix.
O homem do "aerotrem" - forma como ficou conhecida pela proposta apresentada nas eleições presidenciais passada - afirmou que pretende disputar a Presidência da República. "E não sou apenas o homem do aerotrem não. Tenho propostas importantes que vou apresentar, como transformar o bolsa-família, em salário família para ampliar a rede de proteção para as famílias brasileiras. Além disto, pretendo - se eleito - desonerar os aposentados de todos os impostos. Será um ganho. E se a Dilma, o Aécio ou o Eduardo (candidatos do PT, PSDB e PSB) vierem me copiar, Alagoas está de prova, pois lançarei esta proposta aqui, no dia de amanhã".
Fidélix acredita que o PRTB consiga eleger 15 deputados federais. Pelo menos dois, nas contas do partido, seriam de Alagoas. Isto sem contar com o nome de Cícero Almeida. O partido aposta na viabilidade de pré-candidatos como Antônio Albuquerque e Val Amélio. Para a Assembleia Legislativa do Estado, também há apostas do partido, como Jairzinho Lira, Beltrão e Ferro. Para Levy é um equívoco tratar o PRTB como nanico.
Enquanto isto, Almeida espera para saber sua real posição no tabuleiro...Vale lembrar que uma majoritária envolve muita coisa, inclusive financiadores de campanha e grupo político.
Estou no twitter: @lulavilar