Quarenta e sete bolsas de sangue. Este é o estoque que o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) tem disponível nesta quinta-feira (6) para atender os alagoanos. Este número é muito inferior ao necessário para suprir a demanda de transfusão do Estado, que deve ser entre 300 e 400 bolsas de hemácias.
Segundo a assistente social do órgão, Débora dos Anjos, a falta de sangue é preocupante, pois pode levar ao cancelamento de cirurgias e procedimentos no Hospital Geral do Estado (HGE) e em unidades hospitalares do interior.
“A ausência de bolsas de hemácias prejudica as cirurgias eletivas do SUS, acarretando em problemas para os pacientes. As pessoas precisam se conscientizar de que sangue é vida. Apenas uma bolsa de sangue serve para três pessoas”, explica Débora.
download
ampliar
Olival Santos
Débora ressalta que uma bolsa de sangue pode servir até três pessoas
Conscientização
Para conseguir aumentar o número de doadores, o Hemoal firma parceria com órgãos e instituições disponibilizando um ônibus e equipe de profissional para coleta externa, além de fazer um trabalho diário de captação de voluntários. Outra ação importante são as campanhas estratégicas que antecedem feriados. Para o Carnaval 2014, será lançada, no dia 17 de fevereiro, a campanha “Doando sangue e compartilhando alegria”.
Os interessados em realizar a doação devem procurar o Hemoal e apresentar um documento com foto. É necessário ter entre 16 e 69 anos (menor de 18 anos deve ser acompanhado de responsável), ter no mínimo 50 kg, estar alimentado e não ter ingerido bebida alcoólica.
O Hemoal recebe doações de sangue de segunda a sexta, das 7h às 18h, e no sábado, de 7h ao meio dia. Outras informações por meio do telefone 3315-2109.