O dirigente partidário Adeílson Bezerra (PRTB) foi claro sobre a posição do ex-prefeito Cícero Almeida (PRTB) – que preside a sigla – no tabuleiro político de 2014.
Ele confirma que Almeida é um bom nome para vice. Todavia também usa a conjunção adversativa para completar a frase: “mas também um bom nome para governador, senador, deputado federal ou estadual”.
Em outras palavras, é o “coringa” em um partido com muito acordos políticos. A peça do PRTB dentro do tabuleiro político para que a sigla alcance seu melhor espaço.
A densidade eleitoral de Almeida – com base em pesquisas que o avaliam em uma disputa majoritária e em disputa proporcional – faz a nanica sigla se comportar como “gente grande” nas rodadas de negociações.
O PRTB é um partido de muitos acordos e interesses individuais. Há que buscar o melhor caminho para reeleger João Beltrão à Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas. Há que abrir espaços para a candidatura do ex-deputado estadual Cícero Ferro também. Tem ainda o compromisso com Jairzinho Lira na disputa por uma das cadeiras do parlamento estadual.
Na disputa pelas cadeiras da Câmara de Deputados, muitos se filiaram ao partido de olho na “densidade” de Almeida. Entre eles, Val Amélio. Este é fruto de um compromisso de Adeílson Bezerra com o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, Cícero Amélio.
É também o partido de Antônio Albuquerque. O deputado estadual ensaia uma disputa por uma cadeira em Brasília. Ora, diante de tantos nomes que dentro do partido pretendem traçar seus caminhos, eis a tarefa de agradar gregos e troianos mantendo acordos.
Alguns destes ameaçados a depender da posição de Almeida no tabuleiro...como, por exemplo, quem esperava contar com a densidade do ex-prefeito. Além disto, ter Almeida como vice é arrastar todo mundo para o palanque...
Estou no twitter: @lulavilar