A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag/AL), através do Projeto Alimentação Certa, continua realizando ações de organização nutricional com agricultores familiares. Em novembro passado, nutricionistas do projeto visitaram escolas de comunidades rurais no Agreste alagoano e apresentaram ações que visam melhorar a alimentação dos estudantes.
As nutricionistas capacitaram merendeiras e outros profissionais envolvidos na execução do programa, e promoveram palestras de educação nutricional, além de prestarem assistência técnica direta às escolas da rede pública. “Essas visitas são frequentes, e realizamos as atividades para conscientizar os alunos, pais e profissionais sobre a importância da boa alimentação”, ressaltou a Coordenadora Nutricional do Projeto Alimentação Certa, Sarah Lyra.
Ações como essa fazem parte do programa, que tem o objetivo geral de auxiliar a Secretaria Estadual de Educação - SEE a atingir e até a superar o limite mínimo de 30% de aquisição de gêneros alimentícios, conforme determina o Art. 14 da Lei nº 11.947/2009 que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
O objetivo das visitas às escolas públicas também têm o propósito de criar e atualizar o cardápio das unidades, necessário para o início da Chamada Pública da Agricultura Familiar. Uma equipe composta por 11 profissionais – responsáveis pela 2°, 3°, 4°, 5°, 6°, 7°, 8°, 9°, 10° e 11° Coordenadorias Regionais de Educação do Estado (CRE’s), estruturam o cardápio da merenda escolar junto às CRE’s. Outro grupo, formado por técnicos agrícolas e por um engenheiro agrônomo, fazem o levantamento da produção agrícola familiar por região e sua sazonalidade.