Qualquer voo solo do presidente estadual do PRTB e ex-prefeito, Cícero Almeida (PRTB), não depende dele mesmo. Longe disto...
Cícero Almeida ingressou no PRTB pela porta da frente com tapete vermelho estendido, coletiva na imprensa, reconhecimento de sua densidade eleitoral e cadeira de presidente.
Todavia, o PRTB é uma “soma de interesses” em Alagoas que faz com que a palavra final não passe pelo presidente, mas pelas circunstâncias e pelo dirigente Adeílson Bezerra, que trabalha forte nos bastidores políticos.
Bezerra é extremamente ligado ao senador Renan Calheiros (PMDB). Já chamei atenção para este fato aqui. Adeílson Bezerra foi secretario de Infraestrutura do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) dentro da cota do PMDB, na época em que o senador e o tucano eram aliados.
Quando Almeida é estimulado a concorrer ao governo do Estado pelo senador Fernando Collor de Mello (PTB) (o maior interessado na questão), faz com que o prefeito abra as asas para um voo solo. Porém, assim como tem quem estimule a abrir as asas, há – neste cenário de interesses e decisões pragmáticas – quem tesoura para cortar asas, caso interesse.
Mais uma vez, Almeida entra num imprensado que não depende só dele. Foi assim em 2010, quando não foi candidato ao governo do Estado de Alagoas, após uma conversa com Deus. Na época, o ex-prefeito era dos quadros do PP. Foi assim quando Almeida fez um passeio rápido por partidos onde não tinha voz, como o PEN (que era do deputado João Caldas). Continua sendo assim...
Agora, com uma diferença: o prefeito Cícero Almeida é presidente do PRTB. É, ele é presidente. E daí?
Estou no twitter: @lulavilar