Cerca de 90 representantes da tribo Xucuru-Kariri ocuparam, na tarde desta segunda-feira (03), a sede da Secretaria Estadual de Educação (SEE), no Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa). Os índios reivindicam a abertura da escola da comunidade.

Segundo o pajé Celso Celestino, a escola foi fechada em abril de 2013 para que fossem realizadas obras de reforma e ampliação. “Infelizmente fomos informados que foram identificadas irregularidades no contrato da empresa responsável pelas obras o que fez com que fossem paralisadas”, destacou. 

O representante da comunidade indígena destacou ainda que as atividades do ano letivo de 2014 começaram nesta segunda-feira e nenhuma resposta sobre a conclusão das obras foi dada. “Na comunidade existem 160 alunos com idade para cursar do pré ao nono ano e todos estão migrando para as escolas de Palmeira dos Índios”, lamentou Celso Celestino.

Os representantes da comunidade indígena aguardam uma reunião com a SEE além de integrantes do Ministério Público da União,  Procuradoria Geral da União, Fundação Nacional do Índio (Funai), Procuradoria do Estado, Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, Ministério Público Federal, Comissão Estadual de Educação, e da Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas.

“Só iremos sair daqui quando for tomada alguma providência”, reforçou o pajé.

A assessoria da SEE informou que está tentando agendar o encontro com os representantes das pastas para poder discutir a pauta de reivindicações da comunidade indígena.