Publicitário, baladeiro, adepto de visual moderno, declaradamente bem resolvido com a própria sexualidade e protetor do irmão gay. O gaúcho Cássio parecia ser o mais liberal do BBB14. Talvez realmente o seja. Mas a investida agressiva contra Clara e Vanessa, acusando as duas de forjar uma relação para se aproveitar da visibilidade da causa gay, projetou uma sombra de preconceito no brother. A lavagem de roupa suja entre ele e Van deixou a situação ainda mais confusa. O atual líder foi colocado na berlinda. Parentes de Cássio se sentiram obrigados a defendê-lo publicamente da acusação de homofobia.
Exagero ou não, há quem enxergue um traço de preconceito mal disfarçado no discurso de reprovação de Cássio aos beijos e amassos das sisters. Justamente quando a Globo, principal emissora de TV do país, vive um momento considerado histórico: a exibição do primeiro beijo entre dois homens em seu principal produto, a novela das 9. No mesmo dia em que Félix e Niko selaram o final feliz com o tão esperado beijo gay em ‘Amor à Vida’, Cássio manifestava ira contra o namorico de Vanessa e Clara, e deixava evidente a intenção de indicar a primeira ao Paredão. “Estou com nojo de alguém que está jogando sujo com todo mundo aqui”, disse em conversa com Junior. Num papo anterior, com Valter, o universitário já havia decretado: “Estou com nojo da Vanessa. Ela é uma falsa”.
Cássio explicou a razão de sua implicância com a modelo e sua ficante numa troca de ideias com outros brothers na madrugada de quinta-feira. “Elas estão tentando se aproveitar de uma causa gay. Pra mim dói muito”, explicou o gaúcho. “Sei de tudo o que meu irmão passou pra se assumir e aí vejo isso.” Em clima de desabafo, ele continuou: “Meus melhores amigos são homossexuais e a maior parte da minha família também. A Clara e a Vanessa pra mim são uma ofensa. Clara é casada. Vanessa é hétero. Elas estão se aproveitando de uma causa que lá fora pode fazer sucesso”.
Ok, Cássio tem razão: as duas roubam a cena quando ficam juntas, especialmente nas festas. Mas será que estão deliberadamente forçando um affair lésbico para se destacar no programa? A suposta paixonite entre as loiras seria somente uma estratégia para ofuscar os demais participantes e ter mais chances de chegar à final do reality show? Tudo é possível. Porém esse pensamento tem um quê de teoria conspiratória. Assim como rotular Cássio de homofóbico pode ser oportunismo de quem vê preconceito em tudo e todos.
O azar do gaúcho foi ter disparado opiniões controversas sobre o casal lésbico do BBB14 no auge das reações de apoio ao beijo entre a ex-bicha má e o bom moço de ‘Amor à Vida’. Sem ter conhecimento da quebra do tabu na teledramaturgia da Globo, Cássio ganhou o papel de vilão da vez. Caso ele realmente emparede Vanessa, a polêmica ganhará ainda mais força dentro e fora da casa do Big Brother. Félix salgou a Santa Ceia — e quem levou a culpa foi Cássio.









