Cerca de 300 estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional em Alagoas (Senar/AL) - participaram na tarde de ontem (23), na casa de eventos Musique, da entrega oficial de certificados dos cursos promovidos em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec. Os diplomas foram expedidos pelo Ministério da Educação (MEC).
Durante o evento, o produtor rural João Carlos de Oliveira recebeu do secretário executivo do MEC, José Henrique Paim, o certificado em nome de todos os alunos formados pelo Senar/AL. João Carlos, que é de Belo Monte e concluiu o curso de Avicultura, falou da satisfação em aprender a profissão. “Há muito tempo eu trabalho com aves, mas não sabia como preparar a alimentação ideal, eu cuidava do meu modo. Agora aprendi a preparar o criatório, a retirar os ovos no período correto, e também já vendo algumas aves”, disse.
Para o presidente do Conselho Administrativo do Senar/AL, Álvaro Almeida, a parceria firmada com o Pronatec foi importantíssima para levar desenvolvimento ao produtor rural. “Qualquer profissional, até mesmo o trabalhador do campo, não consegue nada se não tiver qualificação, e foi essa meta que buscamos no Senar. Nosso objetivo é que o homem do campo produza melhor, tenha lucro em seu negócio, por isso em 2014 iremos aumentar o número de cursos e ampliar o número de municípios atendidos”, explicou Almeida.
Os estudantes do Senar/AL que participaram do evento representaram 1154 alunos que aprenderam uma nova profissão nos mais de 80 cursos promovidos pela instituição no ano passado. Agricultores de 25 municípios participaram dos cursos de Bovinocultor de Leite, Horticultor Orgânico, Pscicultor, Fruticultor, Preparador de Doces e Conservas, Operador de Sistema de Irrigação, Avicultor, Produtor de Mandioca, Apicultor, Costureiro, entre outros.
Para a realização dos cursos, o Senar/AL conta com a parceria da Secretaria de Educação do Estado (SEE), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/AL) e Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater).