Alberto Sextafeira se despede do cargo com muitos méritos. Numa reunião ocorrida esta semana para avaliar os resultados do Programa Alagoas Tem Pressa, na qual estava presente todo o secretariado do governo, Sextafeira foi homenageado com o título de Destaque do Ano de 2013, por haver cumprido as metas do Programa.
“Esse prêmio é consequência de um trabalho conjunto, conquistado com muito respeito, comprometimento e dedicação”, disse o secretário, referindo-se engajamento dos servidores da pasta.
A honraria vem pautada na grande atuação de Sextafeira frente à Secretaria do Trabalho. Dentre as muitas ações implementadas na sua gestão, merecem destaque a modernização e ampliação da Rede do Sistema Nacional de Emprego do Estado (tanto da capital quanto do interior), além da aquisição Sine Alagoas Móvel, um ônibus equipado para atender os 102 municípios alagoanos com serviços gratuitos de emissão de Carteira de Trabalho, intermediação de mão de obra, Seguro-Desemprego, captação de vagas e orientações ao trabalhador.
Ainda durante a gestão do secretário Alberto Sextafeira, a Casa do Trabalhador Autônomo (CTA), criada em 2011, passou por reforma estrutural e administrativa. A Casa oferece intermediação de mão de obra para profissionais autônomos, a exemplo de diaristas, eletricistas, pedreiros, encanadores, empregados domésticos, entre outros.
Cerca de 15 mil alagoanos também foram beneficiados pelos programas de qualificação social e profissional oferecidos pela Seteq e muitos outros estão enquadrados nos projetos de Economia Solidária Juntos Catamais e Produzir Juntos, que nasceram na administração de Sextafeira. Já o Programa Amigo Trabalhador, lançado no final do ano passado, será um legado para as gestões políticas futuras e um salto de qualidade na vida do trabalhador da cana de açúcar.