Como havia antecipado neste espaço no dia de ontem, 23, o ex-prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PRTB), pode ser estimulado a disputar a eleição majoritária em Alagoas. Almeida se encontra com uma pesquisa em mãos – feita pelo PRTB – que aponta uma boa situação para o ex-chefe do Executivo municipal.

Almeida tem sido estimulado pelo senador Fernando Collor de Mello (PTB), o que pode provocar uma ruptura de Collor com o chapão liderado pelo PMDB do senador Renan Calheiros. O provável candidato ao governo por parte da frente de oposição liderada pelos peemedebistas é o deputado federal Renan Filho (PMDB).

Tudo indica que é uma oposição não tão oposição assim ao governo de Teotonio Vilela Filho (PSDB), já que podem se abrir até portas para diálogos com palacianos. Collor – evidentemente – para não ficar sem espaços constrói um caminho alternativo. O senador petebista pode se firmar como candidato ao Senado Federal em uma chapa encabeçada pelo PRTB.

Entretanto, Almeida é o presidente do PRTB, mas será ele a palavra final do partido? No PRTB também se encontra Adeílson Bezerra (extremamente ligado politicamente aos Calheiros). O fato é que o chapão pode apresentar suas novidades em breve. O que foi antecipado neste espaço foi confirmado – ainda que em entrelinhas – pelo próprio senador Fernando Collor de Mello em seu facebook.

Collor diz que se reuniu com Almeida em um “bate-papo que se prolongou por quase duas horas”. Uma foto sugestiva com os dois olhando o resultado de pesquisas ilustra a postagem do senador petebista. “Juntos avaliamos a situação do Estado de Alagoas examinamos o quadro político local, bem como os caminhos a serem seguidos pelas forças partidárias que apóiam Dilma Rousseff (PT) e fazem oposição ao desgoverno”, salientou Collor.

De acordo com Collor, Almeida apresentou uma série de projeções quentíssimas sobre as tendências da opinião pública na sucessão alagoana. “Almeida aparece muito bem na foto, com percentuais folgados na disputa para o governo. Eu não tenho dúvida de que seu nome será submetido ao fórum dos partidos oposicionistas, onde ele é sempre recebido com admiração e respeito”.

Collor não engoliu a candidatura de Renan Filho (PMDB) e mostra seu plano B. Incomodará o senador Renan Calheiros? Collor termina a postagem afirmando: “haverá fatos novos em breve”. 

Estou no twitter: @lulavilar