A Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) restabeleceu os trabalhos de rotina de todos os programas da área de endemias do município, que atuam no controle de roedores e escorpiões e no combate de doenças como leishmaniose, enteroparasitoses (vermisoses e filariose) e dengue.

A SMS colocou os 858 agentes em campo com todo o suporte adequado ao desempenho de suas atividades. “O município fez o investimento necessário para que os agentes trabalhem com conforto e segurança. E pela primeira vez as equipes estão indo a campo nas condições ideais, com todo o material adequado ao serviço, especialmente, no que diz respeito aos equipamentos de proteção individual, para que possam desempenhar sua tarefa tendo a saúde preservada”, afirmou o diretor da DVS, Celso Tavares.

Dengue

Paralelo à retomada das atividades de rotina por toda a cidade, as equipes de combate à dengue estão realizando o primeiro Levantamento de Índice Rápido (Lira) e fazendo a coleta de amostras de larvas encontradas para detectar o índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti por bairro. Com esse diagnóstico, os técnicos do Programa da Dengue poderão traçar novas estratégias e direcionar ações pontuais nos locais onde a proliferação do mosquito for mais intensa.

O último levantamento apontou um foco de mosquito para cada 100 casas. O objetivo é a redução de 73,7% do número de casos registrado em 2013 (com a notificação de 3.905 casos) em relação a 2012, que registrou 14.831 casos notificados.

“Vamos trabalhar direcionados por essa perspectiva, de manter a redução do número de casos, garantindo a tranquilidade que a população espera”, reforça o coordenador de Endemias da SMS, Paulo Carvalho.