Conversei com o ex-prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (PMDB), sobre a possibilidade dele disputar a majoritária. Barbosa - por enquanto - tem se posicionado no tabuleiro político como um dos fortes candidatos do PMDB a uma das cadeiras da Câmara de Deputados.
O peemedebista - inclusive - tem uma base de vereadores fiéis a sua campanha no interior do Estado de Alagoas, como por exemplo, o edil França Júnior (Solidariedade/Palmeira dos Índios).
Porém, com a desistência do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), que não será candidato para finalizar o governo, se abriu uma "avenida" para novas possibilidades na disputa pelo Senado Federal.
O nome de Luciano Barbosa passou a ser cogitado nos bastidores políticos e é uma das alternativas do PMDB para ocupar este espaço. Ao ser indagado sobre o assunto, o ex-prefeito de Arapiraca diz que está à disposição do PMDB, "mas a candidatura majoritária é uma questão de conjuntura".
"O quadro ainda não está decantado. Ainda não existe uma coisa fixa no horizonte do ponto de vista da eleição deste ano. Muita água vai rolar por baixo da ponte. Ninguém esperava, por exemplo, a decisão do governador Teotonio Vilela Filho", complementa ainda Barbosa.
Barbosa diz que é muito cedo para afirmar se é candidato "a algum cargo em específico". "Eu fui prefeito da maior cidade do interior do Estado por oito anos. Então, eu estou dentro do quadro político. Porém, não posso dizer que depende apenas de mim para decidir isto. Tudo depende de um quadro. Como disse, estou à disposição do partido. Numa candidatura majoritária a gente tem que ter a frieza e a sabedoria para saber que passa por uma conjuntura, um processo de composição, para que possamos manter o maior número possível de partidos em uma aliança".
A possibilidade da candidatura de Luciano Barbosa pode causar alguns "embaraços" dentro do chapão. Primeiro: o reduto eleitoral em Arapiraca. A prefeita Célia Rocha (PTB) é do partido de Collor, com quem tem uma relação política muito boa, tão boa quanto com o ex-prefeito Luciano Barbosa que trabalhou para eleger Célia Rocha como sua sucessora.
Estou no twitter: @lulavilar