De acordo com informações dos bastidores políticos, uma pesquisa de intenções de voto para consumo interno que se encontra nas mãos do diretório estadual do PRTB pode ser usada como forte argumento para convencer o ex-prefeito Cícero Almeida (PRTB) a disputar uma majoritária.

A pesquisa se encontra nas mãos de Adeílson Bezerra, que é um dos dirigentes da sigla. Cícero Almeida já teria sido informado - conforme uma fonte - dos números e se agradou do que ouviu. A possibilidade da candidatura do ex-prefeito é estimulada, inclusive, pelo senador Fernando Collor de Mello (PTB).

A ideia  pode ser a construção de uma via alternativa dentro do chapão, caso Collor não seja o candidato ao Senado do grupo. São arestas a aparar. O senador petebista quer estar oficialmente na frente de oposição, inclusive foi um dos primeiros a lançar a candidatura de Renan Calheiros (PMDB) - presidente do Congresso Nacional - ao governo.

O petebista estimularia Almeida para ter uma carta na manga e "bagunçar" o jogo? É o que juram duas fontes extremamente ligadas ao chapão.

Collor já afirmou que se o candidato não for o senador peemedebista, sendo o deputado federal Renan Filho (PMDB), é hora de reiniciar a rodada de conversas porque outras pessoas no grupo teriam pretensões de disputar o governo.

Collor - evidentemente - quer ser contemplado com o espaço. Sabe - inclusive - que se não estiver no grupo, a frente liderada pelo PMDB pode lançar um nome com densidade para concorrer ao Senado: o ex-prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (PMDB). Por enquanto, Barbosa segue candidato a deputado federal.

A possibilidade de outra candidatura também vem sendo avaliada pelo petebista que sabe - e agora fala alguém próximo a Collor - "que não pode ficar parado". Oficialmente, Collor disse que o mês de janeiro foi um mês de muita fofoca e fuxico. Ele volta ao Congresso Nacional - com o retorno das atividades no parlamento - mas volta a cada quinzena para acompanhar de perto o processo.

Fernando Collor é o candidato que está a mais tempo sustentando sua pré-candidatura. Investiu muito em comunicação, marketing e análises políticas. Sabe que está em jogo todo um futuro político...

Estou no twitter: @lulavilar