O jornalista Odilon Rios publicou - em seu blog, aqui no CadaMinuto - a possibilidade de renúncia do presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão (PTB). De acordo com Rios, Beltrão deixa o cargo no dia 1º de fevereiro.
O vice-presidente Jorge Dantas (PSDB) - prefeito de Pão de Açúcar - assumiria o cargo e conduziria a instituição, que tem um forte peso político junto às prefeituras, durante o ano de 2014. Um ano eleitoral, frise-se.
Diante da informação, que envolve a instituição, conversei com o presidente Marcelo Beltrão. Ele não nega que Jorge Dantas deve assumir o comando da AMA nos próximos dias. Informação dada em primeira mão por Odilon Rios. Todavia, afirma que não se trata - segundo Beltrão - de "uma renúncia".
"Não se trata de uma renúncia. Eu continuarei presidente da AMA. Apenas quero revezar o comando com o prefeito Jorge Dantas. É um revezamento diante de uma boa sintonia que nós temos. Nós jogamos no mesmo time e batemos bem esta bola. Eu estou precisando de um tempo para me dedicar mais à prefeitura de Jequiá da Praia. Além disto, há questões pessoais, como cuidar mais da família", salientou Marcelo Beltrão.
Beltrão negou que tenha pretensões de ser candidato a qualquer cargo eletivo neste ano de 2014. Deve emprestar, evidentemente, seu capital político na região de Jequiá da Praia e como presidente da entidade. Diferente de Jorge Dantas, está no grupo de oposição ao governo de Teotonio Vilela Filho (PSDB).
"Não sou candidato. O grupo já tem definido quem é o candidato". Marcelo Beltrão disse que apoia o ex-prefeito de Coruripe, Marx Beltrão (PMDB), na disputa por uma das cadeiras da Câmara de Deputados. Externou ainda o apoio ao senador Fernando Collor de Mello (PTB) e marcha com o candidato ao governo que for indicado pelo PMDB, provavelmente o deputado federal Renan Filho.
Por sinal, nos eventos que reuniu os partidos de oposição - em Santana de Ipanema e Paripueira - o presidente da AMA sempre mostrou sua sintonia com os senadores Fernando Collor de Mello e Renan Calheiros.
De acordo com os bastidores, a saída de Marcelo Beltrão da presidência da AMA - ainda que não seja uma renúncia, como ele coloca - abre espaço para o grupo palaciano dentro da entidade, com a presença de Dantas. Isto não ocorre - como bem frisa o jornalista Odilon Rios - sem pontos acordados.
Estou no twitter: @lulavilar