As faixas exclusivas que foram implantadas nas principais vias da cidade agora contam com marcações físicas, as chamadas “tachas”. A colocação das marcações tem como base a Resolução 236 do Manual de Sinalização Horizontal e tem como objetivo a segregação do tráfego e o reconhecimento imediato do usuário.

As “tachas” predominam na cor branca e são constituídas por uma linha contínua, com largura que varia entre 0,20 m e 0,30 m. Segundo o Manual, a colocação deve se estabelecer em toda a extensão, exceto nos trechos onde for permitida a entrada ou saída da faixa exclusiva ou onde houver interseção ou movimento de conversão na qual deve ser utilizada linha da continuidade.

De acordo com o coordenador de Sinalização da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT), Fernando Ramos, a implantação das marcações teve início na última sexta-feira (17) e seguirá durante toda a semana. A previsão para o término é de que ainda esta semana o processo seja concluído.

Faixa exclusiva

A faixa exclusiva para ônibus coletivo começa a funcionar a partir do dia 17 de fevereiro. De acordo com a SMTT, a demarcação que divide o espaço reservado para aquele tipo de transporte estará em toda a extensão da Avenida Fernandes Lima e a Durval de Góes Monteiro, nos dois sentidos de fluxo, até o posto da Polícia Rodoviária Federal.

Os agentes de fiscalização de trânsito do órgão estarão responsáveis pela fiscalização após as ações educativas de conscientização que acontecerão no período de 3 à 16 de fevereiro. As autuações só serão aplicadas a partir do dia 10 de março, após o período de adaptação do uso da faixa. A fiscalização também terá o apoio das câmeras de monitoramento da SMTT.