De acordo com informações de bastidores, os quase ex-secretários de Infraestrutura, Marco Fireman, e de Planejamento, Luiz Otávio Gomes, não andam tão afinados na composição do tabuleiro tucano para este ano eleitoral. Fireman tem a missão – segundo ele mesmo – de conversar com os principais nomes da base de sustentação de Teotonio Vilela Filho (PSDB), que hoje agrega sete partidos, mas pode chegar a nove.
Fireman é também o pré-candidato dos tucanos ao governo do Estado. Consequentemente, um dos nomes que trabalham para encabeçar o grupo. Os outros são o vice-governador José Thomaz Nonô (Democratas), senador Benedito de Lira (PP) e o deputado federal Alexandre Toledo (PSB). Porém, os tucanos ainda possuem o nome de Luiz Otávio Gomes (LOG).
Até então pouco era comentado de suas (as de LOG) pretensões eleitorais. Todavia, com o nome de LOG no jogo – em função da posição que ocupa no Governo do Estado, mesmo com a secretaria sendo comandada por Poliana Santana, é como se fosse comandada por ele – pelo menos dois “caciques” palacianos já sentaram o quase-ex-titular do Planejamento.
Luiz Otávio Gomes conversou com Nonô e com Benedito de Lira. Foram almoços para falar de política. LOG tem pretensões majoritárias, mas tem também total cautela. Tudo indica que só não aceitaria ser vice neste processo. Será que pode bater de frente com Marco Fireman nas composições?
Em entrevista ao CadaMinuto Press – bate-papo com a jornalista Candice Almeida – Marco Fireman falou sobre Luiz Otávio Gomes. As declarações do tucano da Infraestrutura repercutiram entre palacianos. Disse Fireman: “não conversei com Luiz Otávio Gomes e não sabia que sairia da secretaria por vontade política”.
Até aí, pouco é revelado. Porém, este trecho da resposta diz muito: “não sei se realmente ele tem pretensão de disputar, ou se ele tem potencial e seu nome está sendo cogitado neste quadro. Ele dizia que queria sair porque tem as empresas dele e o governo tira da gente este foco. Eu não sei se ele tem potencial eleitoral, porque, como eu, ele nunca foi testado nas urnas. Mas ele tem um currículo interessante, uma pessoa que prestou um bom serviço ao governo do Estado, o que o credencia para uma disputa, mas não é um político, nem participa da vida política do partido”.
Com a palavra, Luiz Otávio Gomes...
Estou no twitter: @lulavilar