A tradicional Procissão do Mastro abriu oficialmente a programação festiva em homenagem ao co-padroeiro de Limoeiro de Anadia, São Sebastião, na noite de sexta-feira (17). A população limoeirense prestigiou o evento, que se tornou uma das mais tradicionais manifestações de fé da crença católica no município. Dezenas de pessoas subiram e desceram as ladeiras da cidade carregando um mastro de, aproximadamente, 15 metros e 200 quilos, sobre os ombros

A procissão terminou em frente à Igreja Matriz, onde o mastro foi fincado no solo, tendo no topo uma bandeira com a imagem de São Sebastião. De acordo com o padre Marlúcio Luiz, apesar de a padroeira de Limoeiro de Anadia ser Nossa Senhora da Conceição, há uma forte devoção dos limoeirenses pelo co-padroeiro. “As festividades de janeiro tornaram-se uma tradição e, por conta disso, existe uma devoção muito grande por São Sebastião”, frisou o pároco local.

Para receber os milhares de visitantes que estarão na cidade nos próximos três dias, a Prefeitura trouxe um parque de diversões e várias baterias de banheiros químicos para atender ao público durante os shows, previstos para este sábado e domingo. Dezenas de vendedores ambulantes também foram cadastrados pela Prefeitura e montaram suas barracas e tendas para a comercialização de lanches, churrasquinhos, doces e bebidas.

Paralelamente, no local da festa também funciona uma quermesse, onde representantes das comunidades revezam-se a cada noite, ficando responsáveis por confeccionar um prato diferente, a ser comercializado ao público. As guloseimas dão água na boca e são irresistíveis.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura foram montadas barracas de artesanato produzido por artistas locais. Entre os itens estão pintura em tecido, arte em borracha, sandálias com pedrarias, fitas, entre outros. A Feira da Pechincha também está presente, onde roupas usadas arrecadadas são comercializadas a preços bastante convidativos. 

A primeira-dama Eloísa Ferreira falou sobre sua expectativa para os quatro dias de festa. “Apesar da grande quantidade de pessoas que visitam Limoeiro nas noites de shows, a festa de São Sebastião, nos últimos cinco anos, fluiu em clima de tranquilidade, sem registros de violência. Essa é a minha expectativa para este ano, pois isso mostra que a nossa festa está sendo frequentada por famílias e pessoas que procuram apenas diversão”, finalizou Eloísa.

Programação - Neste sábado (18), a festa prossegue com shows de Júnior Mendes e a banda Forró do Muído, a partir das 22 horas. No domingo (19), tem leilão de gado pela manhã e a noite shows com Galãzinho e a banda Forró Cem por Cento. Encerrando a festa, no dia 20 de janeiro, grande procissão pelas principais ruas da cidade, a partir das 17 horas.