As Secretarias de Estado de Promoção da Paz (Sepaz) e da Educação e do Esporte (SEE) iniciaram nesta quarta-feira (15), em Maceió, a Formação de Mediadores de Conflitos Escolares, uma capacitação de alunos, professores e pais de alunos que tem como objetivo promover um ambiente de cultura de paz nas escolas, por meio da resolução pacífica de conflitos.
Com cerca de 40 participantes de cinco escolas da região do Tabuleiro do Martins, vinculadas à 14ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), a formação é realizada na Escola Estadual Geraldo Melo dos Santos, no bairro do Graciliano Ramos, e segue até esta quinta-feira (16).
Durante a abertura, o secretário de Estado de Promoção da Paz, Adalberon Sá Júnior, frisou que “é desta escola que vai sair uma referência em medição de conflitos e cultura de paz para as outras escolas de Alagoas”. Na ocasião, ele questionou a plateia se não seria importante que todos pudessem resolver seus conflitos de forma pacífica.
“É para isso que estamos realizando essa capacitação e contamos com vocês, com a participação de vocês para darmos continuidade a este trabalho e para que todos possam conviver melhor”, destacou.
O superintendente de Promoção da Cultura de Paz, Ronaldo Targino, disse que as pessoas capacitadas de cada escola farão parte de um núcleo, que será permanente e terá acompanhamento e apoio da Sepaz. “Esta ação será interiorizada, atendendo a um número maior de pessoas de cada comunidade escolar”, lembrou Ronaldo.
Paula de Oliveira Tenório, superintendente da Rede Estadual de Ensino da SEE, agradeceu ao secretario Adalberon pela parceria da Sepaz na ação. “O papel de manter o aluno na escola, o professor capacitado e entusiasmado naquilo que faz passa pela existência de uma cultura de paz no ambiente”.
Ainda durante a abertura, houve a entrega simbólica do kit que será distribuído aos participantes da formação, contendo legislação sobre mediação de conflitos, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e informações sobre drogas.

Brasil/Mundo








