A vereadora por Maceió, Heloísa Helena (PSOL), é a pré-candidata de seu partido ao Senado Federal. Parte para um embate onde vai enfrentar o senador Fernando Collor de Mello (PTB) e o professor Alexandre Fleming (PTN), ao que tudo indica. Os palacianos também devem apontar um nome para o Senado Federal. Entre as possibilidades estão o vice-governador José Thomaz Nonô (Democratas), o deputado federal Alexandre Toledo (PSB), dentre outros nomes do PSDB, por exemplo.
Na campanha passada - em 2010 - Heloísa Helena teve como rivais o senador Benedito de Lira (PP) e Renan Calheiros (PMDB). Mas, o embate se deu entre ela e Lira, que focou sua campanha na crítica ao discurso da vereadora. Nesta campanha, Heloísa Helena também é alvo de críticas semelhantes, que a apontam como alguém de "discurso ultrapassado", que "muito grita" e por aí vai...
Heloísa Helena rebateu os adversários nas redes sociais. "Estava ouvindo em programa de rádio um convidado analisando a disputa ao Senado e dizendo que meu discurso é ultrapassado. Como ele é do PSDB, e ocupa cargo comissionado no governo Teotonio Vilela, eu até compreendo, pois de fato temos visões da administração pública absolutamente divergentes".
"Certamente para ele, Collor, Téo, Renan e companhia representam o que há de mais moderno na galáxia. Mas, eu compreendo mesmo é que existem algumas situações em Alagoas que já deveriam estar ultrapassada. É a existência dessa situações que me obrigam a falar mesmo quando é mais conveniente a covardia do calar.
Ainda complementa: "de fato, o que deveria estar ultrapassado é defender político ladrão que rouba da merenda escolar à licitação... o que deveria estar ultrapassado é a situação de crianças, jovens e adultos não conseguindo acesso à escola pública de qualidade... o que deveria estar ultrapassado é a situação de milhares de seres humanos apodrecendo em dor e sofrimento pela ineficácia dos serviços de saúde... o que deveria estar ultrapassado é a miséria humana de crianças e jovens como mão de obra escrava do narcotráfico e da prostituição... e muitas outras coisas mais que deveriam já estar ultrapassadas em Alagoas e no Brasil, afinal qualquer sociedade que se queira moderna e civilizada não pode construir sua modernidade com uma politicanalha cuja “competência” se inicia e se encerra em conjugar de todas as formas o verbo roubar, mentir, dissimular!"
Heloísa Helena é um dos nomes postos na disputa pela única cadeira do Senado.
Estou no twitter: @lulavilar