O vereador Silvânio Barbosa (PSB) - representante da Comissão de Transporte - tem sido um dos ferrenhos defensores do corredor exclusivo para ônibus que foi implantado pela Prefeitura de Maceió, na Avenida Fernandes Lima.
A decisão da administração municipal vem sendo questionada em função do corredor de transporte ser do lado do retorno de quadras. Alguns especialistas em trânsito indagam se não seria melhor - por parte do Executivo - adotar os retornos do lado do canteiro.
Alegam o perigo em relação à mudança de faixa para o motorista fazer o retorno, já que este não pode transitar no corredor exclusivo.
Barbosa disse que a opção pelo corredor exclusivo se deu com a aprovação da Comissão de Transporte. "Foi um assunto estudado e decidimos em benefício da maioria da população, que é o usuário do transporte coletivo. Em minha avaliação foi uma decisão acertada do prefeito Rui Palmeira (PSDB)", colocou.
O vereador colocou ainda que espera que Rui Palmeira faça cumprir a lei que proíbe o tráfico de caminhões e veículos pesados na Avenida Fernandes Lima. "A lei já existe, mas pode também ser feito um decreto neste sentido. Outro ponto é regulamentar o tráfego de carroças, que é um absurdo. São ações que, juntamente com o corredor exclusivo, melhorarão o trânsito naquela avenida".
De acordo com Silvânio Barbosa, o corredor foi implantado do lado dos retornos por uma contenção de custos. "Ficaria muito caro para ser feito no canteiro. Teríamos que mudar os pontos de ônibus e adaptar os coletivos, mudando o lado das portas. Causa um constrangimento a decisão, mas o benefício supera isto. Notamos esta necessidade na Câmara, e a Comissão de Transporte mostrou que é viável. Vai ter pequenos congestionamentos para os motoristas de carros particulares, mas vai dar mais fluidez para os ônibus".
Barbosa disse que a Comissão chegou a apresentar uma proposta de "mão inglesa" na Fernandes Lima. O ônibus - em uma faixa exclusiva - transitaria em sentido contrário ao do fluxo. Porém, por conta dos custos da implantação, foi descartada.
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