O debate intenso do Fórum Permanente de Combate às Drogas vai contar com um grande reforço. Chega a Maceió, para uma palestra no dia 20 de agosto, às 17h (Centro de Convenções), o rapper carioca MV Bill.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) é uma das parceiras da proposta, por reconhecer a contribuição para a discussão nas escolas. Os detalhes do evento foram apresentados pela presidente do fórum, Noélia Costa. A diretora de Gerenciamento Escolar, Elaine Oliveira e o secretário adjunto, Thomaz Beltrão, representaram a Semed no encontro.

Com o tema "Como livrar-se das drogas", Bill vai jogar luz sobre os fatos que cercam o submundo do tráfico, do vício e da omissão dos poderes constituídos. Por conta da disseminação do uso abusivo de drogas na comunidade escolar, Thomaz Beltrão ressaltou a importância da presença do rapper.

“A palestra do MV Bil acontece num momento em que o município, por intermédio do prefeito Cícero Almeida, tem tomado a iniciativa de participar do Comitê Interestadual sobre Drogas, onde o tema é discutido sob a luz da educação, da saúde, do esporte e da assistência social”, destacou Thomaz.

O comitê reúne os segmentos estaduais e municipais, além de contar com a presença da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal). O próximo passo do comitê é atuar na formação de professores para que atuem no reconhecimento dos dependentes, para encaminhá-los ao tratamento.

O foco principal, porém, será atuar no desenvolvimento de atividades que possam contribuir para a prevenção. Por isso, há o interesse na reprodução, em vídeo, da palestra de MV Bill nas escolas. Graças à sua capacidade de se comunicar de forma direta e clara, os educadores poderão abrir um debate franco com os estudantes.

Para Noélia Costa, a educação é importante no processo de prevenção porque atua diretamente com as crianças e os adolescentes. Ela dispõe de dados que apontam que 90% da violência gerada tem uma ligação com as drogas.