O prefeito Cícero Almeida participou, nesta terça-feira (4), do lançamento do Projeto Educativo de Trânsito “Agora Chega!”, dirigido a motociclistas e que tem por objetivo reduzir o número de acidentes envolvendo esse meio de transporte.

O projeto, elaborado pela equipe técnica da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), visa, acima de tudo, alertar para as graves consequências dos acidentes envolvendo motociclistas, resultando no fim prematuro de vidas ou em sequelas que acompanham as vitimas por toda a vida.

Antes de apresentar as razões pelas quais o governo municipal estava partindo para esse novo projeto educativo, o coronel Jorge Coutinho, superintendente da SMTT, fez questão de exibir vídeos mostrando diversas irregularidades praticadas em cenas de trânsito, com participação de motociclistas, tanto na capital quanto no interior, principalmente as que contribuem para a ocorrência de acidentes, quase sempre fatais.

Ele apresentou, também, alguns números, de acidentes e de mortes, retratando a realidade da situação, por motivos diversos, como falta de uso de equipamentos de segurança e alcoolismo.

As ações a serem implementadas nesta campanha envolverão orientações a motociclistas no ato de compra do veículo, treinamento em escola de trânsito, campanhas educativas em canteiros de obras - o ciclista também é considerado nessa campanha e muitos trabalhadores utilizam esse meio de transporte no deslocamento para exercer suas atividades -, distribuição de material educativo e outros instrumentos que contribuem para a segurança dos motociclistas.

A campanha será massificada com inserções de VTs na mídia, focalizando três situações diferentes. Também por meio de outdoors, fôlderes, bottons, camisetas e folhetos educativos. “Mostramos a realidade do dia a dia. O governo municipal e a SMTT estão fazendo a sua parte, mas o sucesso dessa campanha educativa depende, também, da participação de cada segmento. O apoio de todos é fundamental. É um quadro que precisa ser modificado”, disse o coronel Jorge Coutinho.

O prefeito Cícero Almeida enalteceu as ideias colocadas em prática pela SMTT, relacionou algumas ações já executadas pelo órgão para melhorar o trânsito e reduzir acidentes e afirmou acreditar no sucesso do Agora Chega!. “Ninguém é forte sozinho e, juntando forças, fica mais fácil trabalhar esse problema. Saímos daqui com a visão de que poderemos contribuir muito para amenizar a dor de muita gente”, completou o prefeito.

A solenidade foi realizada durante um café da manhã, no Maceió Atlantic Suítes (antigo Meliá), e contou com a presença de autoridades municipais, estaduais e jurídicas, empresários do setor automotivo, além de profissionais da imprensa.