De quem foi a ideia? Não sei. Todavia o fato é que uma página no Facebook lançou a candidatura do deputado federal Renan Filho (PMDB) ao governo do Estado de Alagoas.

Alguns dos aliados do parlamentar já “curtiram” a página nas redes sociais. O deputado federal Renan Filho ganha – cada vez mais – a posição de “plano A” do PMDB em Alagoas. É uma das opções do partido (talvez a mais considerada neste momento), que – conforme o pemedebista-mor senador Renan Calheiros – terá candidato ao Palácio República dos Palmares.

Uma questão: o nome do senador Renan Calheiros consegue agregar a frente de oposição em Alagoas sem arestas a serem aparadas. O nome do deputado federal peemedebista, segundo os bastidores políticos, ainda não consegue este feito.

O próprio senador Fernando Collor de Mello (PTB) classificou Renan Filho como “um jovem valoroso e promissor”, mas ao ser indagado sobre a possibilidade do parlamenta encabeçar o chapão, Collor disse que se o candidato não for o senador, “é preciso conversar, pois há outros nomes na frente que querem ficar à disposição”.

Dentro do PMDB, a discussão não é antecipada. O conselho político se debruça sobre as composições possíveis e o que denominam ser um plano de governo, para ser apresentando independente de o candidato ser o senador Renan Calheiros ou deputado federal Renan Filho.

A página no Facebook é denominada “Eu Quero Renan Filho Governador”. O que será que o deputado federal tem a falar sobre a iniciativa dos amigos (termo usado no facebook) e suas curtidas? Renan Filho “curte” a página?

Estou no twitter: @lulavilar